CabelosTendências

Cronograma Capilar: o que é e como fazer?

Quem é apaixonada por cabelos, sem dúvidas, já ouviu falar de várias técnicas e rotinas capilares com certeza. De todas, a técnica do Cronograma Capilar foi a maior conquista de todos os tempos. E a mais eficaz também! Quer entender o por quê? Então vem com a gente pois explicaremos direitinho…

O Cronograma Capilar trata-se de uma rotina de cuidados que inclui a reposição das necessidades básicas dos fios. Essas necessidades são definidas em 3 etapas simples: nutrição (incluindo umectação), reconstrução e hidratação. Para a realização dos tratamentos, utilizamos máscaras capilares específicas para cada objetivo.

O Cronograma Capilar é indicado para TODOS OS TIPOS de cabelo. Logicamente, o resultado será mais visível em cabelos mais necessitados, como os cabelos com químicas, descolorações, tinturas, alisamentos além, claro, dos cabelos crespos e cacheados que tendem a ser mais sensíveis. O Cronograma Capilar também serve para repor tudo o que perdemos naturalmente, no dia a dia, com a poluição, água quente, secador, chapinha, etc.

COMO MONTAR UM CRONOGRAMA CAPILAR?

Algo interessante a se falar sobre Cronograma Capilar é: cada cabelo, uma sentença. Logo: para cada tipo de cabelo, uma rotina de cronograma diferente. Porém, em linhas gerais (e para quem quer começar a seguir um cronograma capilar básico), algumas regras podem ser seguidas.
O ideal é o tratamento seja realizado com 7 hidratações, 4 nutrições e 1 reconstrução ao mês, distribuídas de acordo com o que seu cabelo mais precisa. Isso corresponderia a 3 dias de tratamento por semana. Se você costuma lavar os cabelos todos os dias, não precisa fazer o tratamento completo todos os dias, basta seguir os 3 dias semanais e, nos demais, utilizar o shampoo e o condicionador de sua preferência.

Tabela de Cronograma Capilar - Como fazer

COMO IDENTIFICAR OS PRODUTOS IDEAIS PARA CADA ETAPA?

Para seguir à risca um Cronograma Capilar é necessário ter máscaras hidratantes, nutritivas e reconstrutoras. Não precisa comprar várias máscaras: uma boa máscara para cada etapa já está perfeito! Mas como identificar cada uma delas? Explicamos:

Máscaras de Hidratação:

Responsável por fazer a reposição de água na fibra capilar. Na composição, você pode encontrar:

  • Extratos vegetais (plantas ou frutas);
  • Pantenol;
  • Glicerina;
  • Aloe Vera;
  • Vitaminas;
  • Mel e açúcares.

A hidratação nos cabelos oferece maciez, maleabilidade e suavidade. É, geralmente, a etapa mais frequente dentro do Cronograma Capilar.

Máscaras de Nutrição

Responsável por fazer a reposição da camada oleosa da fibra capilar. Na composição de máscaras nutritivas, você pode encontrar:

  • Óleos vegetais: argan, girassol, macadâmia, monöi, Ojon, amêndoas, semente de uva, coco, linhaça, oliva, etc;
  • Manteigas vegetais: karité, cupuaçu, murumuru, cacau, abacate, etc;
  • Tutano.

A nutrição capilar proporciona o efeito de sedosidade e brilho para os cabelos, além de eliminar o frizz e dar peso aos fios. E é nessa fase que você pode adicionar também a Umectação, que é o banho de óleos vegetais puros nos fios em uma pausa longa, antes da lavagem rotineira. É a etapa que as cacheadas mais gostam, justamente pelo efeito de “peso” e definição que a nutrição doa aos caracóis.

Máscaras de Reconstrução

As máscaras para reconstrução capilar fazem a reposição de proteína – massa na fibra capilar. Na composição, você pode encontrar:

  • Queratina;
  • Creatina;
  • Arginina;
  • Cisteína;
  • Colágeno;
  • Proteína hidrolisada do trigo;
  • Aminoácidos.

A Reconstrução Capilar traz o efeito de integridade e leveza para os fios mais danificados, pontas maleáveis e força. É a fase que mais varia de frequência de acordo com seu tipo de cabelo. Para cabelos mais danificados e submetidos a químicas de transformação, pode ser feita a cada 12 ou 15 dias. Para cabelos naturais e sem grandes danos, uma vez a cada 20 dias é o ideal. É bom não abusar dos produtos reconstrutores: se utilizados em grande frequência, podem oferecer algum “efeito rebote”, deixando os fios rígidos, opacos e com as pontas eriçadas.

Cronograma Capilar - lavando os fios

Baixe aqui a tabela completa de componentes para ter sempre em mãos!

Começando Cronograma

Curtiu conhecer mais sobre o Cronograma Capilar? Então clique aqui e conheça os melhores produtos indicados para o Cronograma Capilar: uma seleção que pensamos especialmente para você enriquecer o seu Cronograma Capilar com muita qualidade, praticidade e, claro, simples do jeitinho que você gosta.

Até a próxima com mais dicas!

Você pode gostar também de:

Beleza Simples: O Portal da Beleza Descomplicada!

2 comentários
    1. Beleza Simples

      Bom dia Marlene, tudo bem?
      Queda de cabelo tem tratamento, porém, o tratamento vai depender da causa do problema. Ou seja, é necessário fazer um checkup com um médico de confiança para verificar, primeiramente, se não há deficiência de vitaminas (como a Vitamina D, B12, entre outras) ou alguma alteração hormonal. Caso sejam descartadas essas hipóteses, deve-se focar em uma alimentação saudável, descanso e o mínimo de estresse (que também são fatores que influenciam na queda). Além de tudo isso, ter bons hábitos de cuidados com os fios é essencial para evitar a queda de cabelo. Em breve faremos um post aqui sobre queda de cabelo, acompanhe!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *