Cabelos

Importância de proteínas e aminoácidos para os cabelos

As proteínas e os aminoácidos possuem uma importância básica na hora de reconstruir e reparar as madeixas. Quem é ligada em Cronograma Capilar já deve saber disso. Mas você sabe o porquê de serem tão úteis para a etapa de reconstrução capilar? É o que vamos descobrir hoje!

Composição básica

Os nossos cabelos (unhas e praticamente a maioria do nosso corpo) são formados por uma proteína bem famosinha chamada queratina.
Só que a queratina formadora dos fios não está sozinha! Ela é uma proteína riquíssima em pelo menos 16 tipos diferentes de aminoácidos. Essa junção a torna mais forte, maleável e sempre íntegra. Os aminoácidos possuem funções específicas na hora de manter a saúde das fibras e tecidos.
Em resumo, é por isso que a reconstrução capilar é essencial: repõe a proteína e os aminoácidos que se perdem no dia a dia.
proteínas, aminoávidos, queratina para cabelos

Quais são os aminoácidos mais importantes?

Todos são importantes, mas no quesito “desempenho”, podemos citar:

Arginina

Conserva a integridade das fibras capilares e ajuda no crescimento capilar. A diminuição da arginina pode acontecer em alguns momentos, como:

  • em fases de alto estresse;
  • alimentação desregrada;
  • também, na gravidez.

Isso significa que nessas horas você precisa caprichar no uso de produtos ricos em Arginina.

Cisteína

Conhecida por atuar na redução de volume dos cabelos (lembra daquelas escovas à base de cisteína?). Essa fama veio porque ela é a responsável pelo alinhamento das cutículas e dos folículos capilares. Faz, também, a ligação dos demais aminoácidos na parte interna dos fios. Cuida da saúde das escamas e, claro, do reflexo da luz nos fios (conhecido por nós como brilho rsrs).

Cistina

Ela é parte fundamental na composição da massa dos fios. Por isso, produtos ricos nesse aminoácido ajudam no desenvolvimento das fibras no combate à queda capilar.

Metionina

Esse aminoácido pouco conhecido é responsável pela ampliação da irrigação sanguínea nos folículos pilosos e no couro cabeludo. E já sabe, né: quanto melhor é a circulação nessa região, mais saudável é o crescimento capilar e o fortalecimento dos fios.

Existem vários outros aminoácidos, mas esses exemplos são apenas para ilustrar que, apesar de terem nomes parecidos e soarem como uma mesma coisa, eles possuem cada qual o seu papel. Todos juntos aumentam a capacidade de tratamento, fortalecimento e saúde no crescimento e reconstrução dos seus fios.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *