A Cauterização Capilar é o procedimento perfeito para quem está com os cabelos danificados, cheios de frizz, precisando de mais brilho e disciplina. Ele reconstroi e fortalece a fibra capilar, por isso é tão especial para cuidar das madeixas quando elas estão fracas, opacas e quebradiças. Hoje vamos mostrar um passo a passo bem simples para você fazer a sua cauterização em casa mesmo! Confira.
Passo 1: Limpar!
Lave seus cabelos com um shampoo anti-resíduos (ou de limpeza profunda / shampoo detox) por duas vezes seguidas. Uma dica legal é dar um tempo de pausa de 5 minutinhos na segunda lavagem, para deixar o produto agir bem. Enxágue com água abundante até que não sobre nenhum resíduo do shampoo.
Depois da lavagem, retire o excesso de umidade com uma toalha bem macia e e algodão (os cabelos estarão bem “espigados” por causa do efeito do shampoo, não se preocupe, é essa a intenção).
Dica extra: o Shampoo Detox Abacaxi e Gengibre da Left, por exemplo, é uma ótima opção para cumprir esse passo com risco mínimo de quebras ou excesso de ressecamento. Pode apostar nele que o resultado é fantástico!
Passo 2: máscara!
Aplique a máscara de sua preferência (pode ser até máscara de hidratação, sem problemas). Passe o produto mecha a mecha e massageie bem os fios, com delicadeza, até sentir que a fibra absorveu devidamente o produto. Deixar agir de 5 a 20 minutos (dependendo da necessidade dos seus cabelos).
A máscara Banho de Cristal da Left Cosméticos, por exemplo, é perfeita para esse passo, já que ela tem um efeito condicionante muito bom e hidrata profundamente os fios, doando uma dose de restauração leve que fará toda a diferença no resultado.
Passo 3: Enxágue!
Sabemos que dá vontade de deixar um pouco de produto nos fios para “potencializar” o tratamento, mas aqui a dica é enxaguar bem para retirar completamente a máscara. Em seguida seque com uma toalha até que os fios fiquem enxutos, quase secos mesmo. Se quiser passar um jato morno / frio de secador, também pode. Mas não precisa secar 100%, tá?
Passo 4: Repondo as proteínas e aminoácidos!
Borrife queratina vegetal líquida por todo o comprimento dos fios, desde a raiz até às pontas e mecha a mecha, enluvando bem para que os cabelos absorvam o produto. Aqui o importante é deixar todas as mechas envolvidas pela quantidade exata de queratina, de maneira uniforme por todo o cabelo. Deixe agir por 15 minutos (ou pelo tempo indicado pelo fabricante na embalagem do produto). O grande pulo do gato é que a queratina não será enxaguada, ok?
Passo 5: começando a cauterização em si!
Ainda com a queratina nos fios, comece a secar os cabelos com um secador em temperatura moderada. O uso de protetores térmicos está liberado (e é super indicado), principalmente se você tiver algum com fórmula reconstrutora termoativada (potencializa ainda mais o tratamento). O Liso de Bolso da Left é perfeito para essa etapa, mas se preferir, o Elixir Pérola também pode ser perfeito!
Passo 6: Finalizando e arrasando!
Com os cabelos já secos, é hora de passar a chapinha delicadamente nos cabelos em mechas bem finas. Mantenha a temperatura moderada no aparelho, nem muito quente (para não danificar e nem estragar o efeito do tratamento), nem muito fria (porque senão as cutículas não cauterizam). Essa é a etapa mais importante de todas pois é a chapinha que vai selar as cutículas após todo o procedimento e garantir a “cicatrização” das escamas, a fixação da queratina e dos aminoácidos que ela contém nos fios e a perfeita “colagem” das pontas, minimizando os danos nas hastes e reduzindo as pontas duplas, triplas, múltiplas, etc.
Prontinho! Cauterização feita. Agora seus cabelos estão íntegros novamente e prontos para arrasar com muita leveza e brilho por aí. No verão esse procedimento é simplesmente perfeito para doar aos fios tudo o que eles perdem durante o calor, os banhos de mar e piscina, sol, suor, etc. Tente e surpreenda-se!