Cabelos

COMO ESCOLHER O SHAMPOO CERTO?

com escolher o shampoo certo

O Shampoo Certo é importante! Já enfatizamos algumas vezes a necessidade de lavar corretamente as madeixas. Sim: uma boa lavagem dos fios faz toda a diferença antes de qualquer tratamento ou procedimento de transformação. No dia a dia não é diferente: os fios devidamente higienizados garantem mais leveza e um couro cabeludo com saúde impecável!

Muitas pessoas têm a impressão de que, ao lavar os cabelos em um salão, o resultado é totalmente diferente. Isso acontece porque o profissional sabe como proceder na lavagem específica para seu tipo de cabelo, usará produtos de qualidade e indicados para o seu cabelo. Mas você também pode fazer por conta, sabia?

Como já falamos bastante sobre como lavar os fios, hoje faremos diferente! Confira nossas dicas para você escolher um shampoo que seja adequado a sua necessidade, tipo de cabelo e rotina de higienização. Quer saber como acertar na escolha? Então vamos lá:

Como “ler” o rótulo do shampoo?

Eis um ponto super relevante: saber o que identificar no rótulo de um shampoo. Nós sugerimos se atentar a:

  • Qual é o objetivo do produto: limpar suavemente, limpar profundamente ou preparar os fios para receber tratamentos?
  • Para qual tipo de cabelo o produto é indicado;
  • Petrolatos e parabenos (componentes minerais que, a médio prazo, podem se acumular nos fios e couro cabeludo, prejudicando seu crescimento saudável).

Cada fórmula e cada agente cuidará da necessidade exata dos seus cabelos e potencializará o resultado dos produtos que serão usados na sequência.

como escolher o shampoo certo

Shampoo Hidratante: EXISTE?

Uma questão recorrente das apaixonadas por cabelos:
Será que shampoos com ação hidratante existem mesmo? Ou será que todos dão aquela “ressecadinha” básica?

O que é o ressecamento?

A impressão que temos ao utilizar certos shampoos é que o cabelo ressecou. Na verdade este efeito não é necessariamente um ressecamento, mas sim, a sensação que um produto causa quando seu poder de abertura de cutículas é intenso. Então, dependendo da fórmula, um shampoo pode abrir mais as escamas dos fios, enquanto outros abrem um pouco menos.

Vem, então, o sensorial: que define se um shampoo é mais “hidratante” ou não. Claro que podemos encontrar fórmulas cujos ativos sejam mais voltados para a hidratação, outros para a nutrição e até mesmo shampoos reconstrutores, por isso, vale dar uma olhadinha no nosso post sobre cronograma capilar para ter exemplos de ativos de cada uma dessas etapas e reconhecê-los nos rótulos dos shampoos.

Dica importante: se estiver procurando um shampoo para o dia a dia, opte por aqueles mais suaves, que abram menos as cutículas, pois a segurança de que elas fecharão apenas com a ação do condicionador é maior. Deixe os shampoos mais “adstringentes” para pré-tratamentos que exigem mais abertura.

como escolher o shampoo certo

Devo ter um shampoo para cada etapa do meu Cronograma Capilar?

Não vamos negar que, se for possível, o ideal é sim ter um kit (shampoo, condicionador e máscara) sempre específicos para cada etapa do seu cronograma. Porém, sabemos que não dá pra sair comprando e repondo tantos produtos assim… O ideal é ter um shampoo de ação mais “generalizada” para aplicar antes das máscaras. O kit Detox Capilar da Left, por exemplo, é ideal para todas as ocasiões e para todos os tipos de cabelos. Apesar de ser um tratamento Detox, a fórmula foi pensada para trazer equilíbrio e saúde para todos os tipos de cabelos, sem retirar a oleosidade natural ou causar abertura extrema das escamas.

Deixe os antirresíduos para a hora adequada!

Shampoos Antirresíduos devem ser aplicados da maneira correta e na medida. Por ser um produto mais adstringente, indicamos seu uso apenas a cada 15 dias ou quando sentir que o fio está pesado e com muito resíduo acumulado. Mesmo que você tenha cabelos oleosos, evite utilizar antirresíduos no dia a dia, já que o excesso de limpeza pode causar efeito rebote, que é o aumento da oleosidade diante da lavagem diária mais “agressiva”.

Sabemos que ao usar um shampoo desse tipo, parece que estamos tirando todo aquele excesso de óleo que se acumula diariamente, porém, quanto mais você retira a oleosidade natural dos fios, mais o seu organismo vai produzir, e isso vira um círculo vicioso quase sem fim (já viu nossas dicas para os cuidados de cabelos oleosos?).

Portanto, atenção! Cabelos crespos e cacheados devem utilizar antirresíduos com muita moderação, já que quanto mais curvado é um cachinho, mais difícil é para fazer o fechamento da cutícula após a lavagem. Prefira produtos mais hidratantes ou nutritivos.

Shampoo transparente, colorido ou perolado?

Criou-se no mercado cosmético uma “crença” de que shampoos transparentes são ideais para limpeza profunda e, em contrapartida, shampoos perolados são mais suaves e hidratantes. Porém, precisamos desmistificar isso. Ser perolado ou transparente nem sempre é indicador de potencial hidratação #FicaADica!

A base perolada apenas doa um efeito mais cremoso para os produtos, mas o que vai ditar o resultado é a combinação dos ativos na fórmula. Ou seja, existem shampoos transparentes super suaves e, por outro lado, existem shampoos perolados com ação de retirada intensa de resíduos. Preste atenção, novamente, na indicação do produto em si e não apenas na cor apresentada pelo produto.

Já os shampoos coloridos podem ter pigmentos para corrigir tons amarelos em cabelos loiros (e aí está a indicação de uso) ou simplesmente possuir corantes e/ou outros componentes para que o produto fique mais atrativo. Tome cuidado com shampoos coloridos que possam manchar os fios.

Shampoo perolado, transparente ou colorido?

O Cabelo acostuma com o shampoo?

Eis uma questão bem interessante! Pode parecer mito, mas sim, um cabelo pode acostumar com o Shampoo. Não apenas com ele: condicionadores e máscaras também. Isso porque você acaba dando para os fios sempre aquela mesma fórmula, que irá muní-los de uma determinada concentração de ativos.

Pouco tempo depois outras necessidades dos fios começam a aparecer. É essa uma das razões pelas quais o Cronograma Capilar começou a fazer tanto sucesso. Percebeu-se que o cabelo possui diferentes necessidades para manter-se saudável e, por isso, a criação de uma rotina com diferentes ativos se fez necessária.

Nossa dica é utilize um shampoo até o momento que você achar que ele está sendo benéfico aos seus fios. Se perceber que já não age mais como antes ou apresenta resultado diferente do comum, está na hora de variar! Nem nós gostamos de comer a mesma coisa todos os dias, né? O cabelo merece um banquete variado também.

como escolher o shampoo certo

E então: acha que já dá pra escolher um shampoo com mais segurança? Conta pra gente quais os seus favoritos e como você opta pela escolha de um shampoo para chamar de seu!

Os melhores shampoos

  1. Shampoo Detox: clique aqui;
  2. Shampoo Hidratante: clique aqui e aqui;
  3. Shampoo Nutritivo: clique aqui e aqui;
  4. Shampoo Reconstrutor: clique aqui.

Você pode gostar também de:

 

os melhores produtos para cabelos left cosméticos - shampoos com vitamina E
Siga-nos!
RSS1k
Follow by Email76
Facebook0
Twitter2k
LinkedIn768
Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Curtiu? Compartilhe!