CabelosTutoriais e Receitas

Argila: benefícios e como usar na pele ou cabelos

argilas

A Argila é um mineral cada vez mais conhecido. Sua utilização vem se tornado popular em muitas clínicas de estética além de, claro, ser a nova queridinha das casas de produtos naturais. A cada dia mais e mais pessoas descobrem seus benefícios e apaixonam-se por esse elemento tão simples, barato e de fácil acesso.

O que é a argila e como ela pode nos ajudar quando aplicada sobre a pele e os cabelos? Isso é o que vamos conferir agora mesmo! Vem com a gente!

Da terra para a necessaire?

Sim! A Argila é um mineral retirado de rochas sedimentares que são compostas por grãos muito finos de silicatos de alumínio. Esses grãos são associados a alguns óxidos que podem proporcionar diversas tonalidades e propriedades, por isso, cada argila tem uma cor e serve para propostas diferentes.

Cores de Argila
Há uma gama grande de cores de Argila, escolha a mais indicada para você.

As Argilas são resultantes de um conjunto de processos físicos e químicos bem demorados, que modificam as rochas e alteram sua forma física, bem como sua composição química. Dentre os minerais existentes nelas, podemos citar:

  • Magnésio;
  • Ferro;
  • Silício;
  • Alumínio;
  • Manganês;
  • Sódio;
  • Potássio.

Agora vamos conhecer sobre os tipos mais populares e seus respectivos benefícios.

Cores de Argila

Argila Branca

argila branca

Popularmente conhecida como Caulim, a argila branca possui um alto percentual de caulinita, alumina e sílica. Ela tem o pH muito próximo ao da pele e, por isso, é a mais suave. Tem ação antisséptica e cicatrizante, além de absorver a oleosidade sem desidratar a pele. A Argila Branca é altamente indicada para peles mais sensíveis, envelhecidas, desidratadas ou acneicas, pois trata esse tipo de pele sem descamar, nem retirar a hidratação natural nem proporcionar adstringência excessiva.

Nos cabelos, atua como auxiliar no tratamento aos fios frágeis (quimicamente tratados ou danificados). Ela torna o fio menos poroso, tem ação antirresíduos, desintoxicante e, por isso, equilibra a oleosidade do couro cabeludo, mantendo-o oxigenado, hidratado e estimulando o crescimento saudável dos fios.

Argila Verde

argila verde

É uma das mais populares e procuradas, pois oferece ação anti oleosidade, bactericida, secativa, altamente adstringente e analgésica. Todo esse conjunto faz dela uma aliada essencial para quem sofre com pele oleosa/acne. As máscaras com argila verde vêm sendo amplamente utilizadas para combater problemas diversos em peles oleosas. Ela faz uma espécie de “peeling” natural, restaurando o tecido, controlando a produção sebácea e retardando o processo de envelhecimento da pele.

Nos cabelos, as máscaras com argila verde são usadas com o mesmo objetivo: o controle da oleosidade dos fios. Ela desintoxica profundamente, mas deve ser utilizada com cautela, já que seu poder secativo e adstringente é forte e pode proporcionar algum efeito rebote.

 

Argila Vermelha

argila vermelha

Rica em óxido de ferro e cobre, a Argila Vermelha também é indicada para absorver o excesso de oleosidade, porém, possui ação menos adstringente se comparada à Verde. É ideal para peles sensíveis e rosadas. Essa argila também tem a capacidade de reestruturar as células, o que faz dela uma grande aliada no combate ao envelhecimento precoce da pele. Além de tudo isso, pode ajudar a prevenir linhas de expressão.

Nos cabelos, ela auxilia em tratamentos hidratantes e reconstrutores, fornecendo minerais essenciais para manutenção e fixação das proteínas e aminoácidos na fibra.

Vale salientar que a Argila Rosa resulta da mistura da Argila Vermelha e da Argila Branca, equilibrando propriedades de ambas.

Argila Preta

argila preta

Devido ao seu alto teor de alumínio e silício, e ao baixo percentual de ferro, a Argila Preta é a mais nobre de todas. Conhecida também sob o nome de Lama Vulcânica, é muito utilizada em tratamentos detox. Assim como a verde, é a querida das peles oleosas (já que conta com poder de absorção comparado ao dela).

Tem poder de restauração, fazendo dela um poderoso agente rejuvenescedor. Por sua composição diferenciada, ela pode ser utilizada tanto na cosmética, quanto em tratamentos de doenças.

*Existem outros tipos de argila como a cinza, amarela, etc. Porém, as supra citadas são as mais populares e mais fáceis de encontrar.

Como utilizar a argila no rosto

Para fazer uma máscara de argila para a pele, é importante que o rosto esteja limpo e sem maquiagem. Com a pele fresquinha e os ingredientes em mãos, vamos à ação:

  • Pegue uma colher de sopa de argila em pó (nunca utilize colheres nem recipientes de metal para preparar, sempre opte por plástico, barro, etc);
  • Adicione água mineral, filtrada ou um chá de sua preferência (temperatura morninha) até obter uma consistência de “lama” (nem muito densa, nem muito líquida);
  • Aplique no rosto com o auxílio de um pincel (aqueles pincéis achatados de base que vem em kits comuns são uma ótima pedida), evitando a região dos olhos e lábios;
  • Se você usar a argila verde, vai sentir a pele repuxar e pinicar: isso é normal. O mesmo pode acontecer com a argila preta;
  • Retire com água assim que secar. Você notará a pele um pouco vermelha, uma vez que a argila ativa a circulação;
  • Enxugue o rosto delicadamente e não use cremes ou maquiagem nas próximas duas horas.
Como aplicar argila no rosto
Usar a argila é uma forma terapêutica de se cuidar.

Como Utilizar Argila Nos Cabelos

Você não precisa gastar rios de dinheiro para ter um excelente tratamento para os fios. Veja abaixo como fazer:

  • Coloque uma quantidade de argila que atenda ao seu cabelo num recipiente de vidro, cerâmica ou plástico.
  • Acrescente água (filtrada ou mineral) e misture aos poucos até formar uma pasta de consistência leve e fluida, porém, não muito líquida.
  • Aplique essa pasta no couro cabeludo com o auxílio de um pincel (os de colorações, por exemplo).
  • Concentre-se apenas na raiz dos fios, sem esfregar a mistura nos fios para não causar atrito e/ou danificar a fibra capilar.
  • Faça uma massagem com a ponta dos dedos para espalhar a argila por todo o couro cabeludo e ativar a circulação e o poder de absorção dos minerais contidos na mistura.
  • Deixe agir por 20 minutos. Enxágue com água morna em abundância e finalize como de costume.

Como aplicar argila no cabelo

Você pode fazer aplicação de argila a cada 15 dias para manter a saúde do seu couro cabeludo (bem como a oxigenação da região para um crescimento saudável) sempre em dia.

Existem diversas receitinhas com este mineral (e prometemos postar muitas por aqui), porém, a utilização básica já proporciona um efeito sem igual. Experimente e surpreenda-se!

Você pode gostar também de:

Siga-nos!
RSS1k
Follow by Email76
Facebook0
Twitter2k
LinkedIn768
Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Curtiu? Compartilhe!