Cabelos

Cabelos Coloridos: como fazer a cor durar mais?

Atire a primeira pedra quem nunca coloriu as madeixas, nem que seja para mudar um tonzinho apenas. Acho que todo mundo que ama cuidar dos fios já se arriscou nos cabelos coloridos, não é?

Algumas são ainda mais radicais e trocam suas respectivas cores por tons-fantasia: mais ousadas e de maior destaque. Não importa a qual dos grupos você pertence: o post de hoje é para você que pretende ver suas cabelos radiantes por muito mais tempo, com brilho e bem tratadas. Vem com a gente pois temos dicas fresquinhas para te ajudar nesta missão!

Cuidados com o “Antes”

Todo procedimento de transformação dos cabelos começa com um bom “antes”. Ou seja: preparar adequadamente os cabelos para receber qualquer tipo de química é fundamental para o sucesso.

Uma boa dica é realizar uma reconstrução capilar potente de um a dois dias antes da coloração. A reposição de massa capilar é super importante e não precisa ser feita apenas após a química. Um cabelo preparado minimiza os possíveis danos, portanto, não descuide do seu Cronograma Capilar e terá madeixas prontas para qualquer mudança.

  • Clique aqui e Saiba Como Iniciar um Cronograma Capilar.

Capriche no Cronograma Capilar Pós tintura

Não adianta aplicar uma coloração nos fios e não cuidar depois. Muitas vezes o cabelo é de um tom escuro ou precisa atingir tons mais claros e, por isso, além da coloração, é necessário uma descoloração prévia. Cabelo transformado precisa ser tratado e, de preferência, com reconstruções mais frequentes. Se você realizava a etapa de reposição de massa uma vez ao mês, por exemplo, agora realizará a cada 15 dias (no mínimo). Isso evita a quebra do cabelo e o enfraquecimento da fibra capilar.

Atenção: as etapas de Hidratação e de Nutrição não são menos importantes, muito pelo contrário. Continue com o tratamento rigorosamente!

Lavando com Delicadeza

Sabemos que um bom tratamento / cronograma é feito após a lavagem dos fios. Porém, eis um ponto importante para o cuidado e manutenção da cor: tanto o modo de lavar quanto os produtos devem ser pensados para trazer maior “delicadeza” a essa parte da rotina.

Shampoo para Cabelos Coloridos

Lavar os fios com shampoos muito fortes e adstringentes pode fazer com que a cor se desprenda cada vez mais rápido dos fios, deixando-os opacos e desbotados com facilidade.

Opte por shampoos mais hidratantes e, se possível, alterne lavagens comuns com o co-wash (veja mais sobre clicando aqui). O tempo de exposição dos fios ao produto também deve ser minimizado. Caso você tenha costume de dar pausa com o shampoo, diminua esse tempo para evitar o desbotamento da cor.

No mercado já existem inúmeros shampoos próprios para cabelos coloridos. Alguns possuem pigmentação, para fixar e matizar as madeixas já na própria lavagem. Vale a pena procurar aquele que te atenda, sem prejudicar a tonalidade escolhida, mas como auxiliar perfeito de fixação dos pigmentos.

Atenção à temperatura da água

A temperatura da água também é importante nessas horas: opte por deixá-la o mais morna possível. A água quente dilata as escamas dos fios e faz com que percam massa mais facilmente (inclusive a colorida). Já a água muito fria condensa a oleosidade e estreita as escamas, fazendo com que uma maior quantidade de shampoo seja necessária para retirar a sujeira dos cabelos. Então, o meio termo é bem-vindo: água morninha, fios limpos e muita saúde!

Finalização Perfeita!

A dica da temperatura da água também serve para as fontes de calor: secadores, chapinhas e baby-liss devem estar ajustados com moderação. Ah, os cuidados com produtos protetores devem ser redobrados!

Utilizar bons leave-ins e reparadores siliconados são o “pulo do gato” para quem deseja proteger a cor e a integridade das madeixas na hora de finalizar os cabelos coloridos. Já falamos um pouco sobre como fazer uma escova perfeita (clique aqui para ver) e essas dicas são perfeitas para você que deseja segurança e maior duração da cor.

Outro cuidado importante é com o tempo de exposição dos fios ao sol, mar e piscina. Caso vá à praia, piscina ou tomar sol por um período prolongado, utilize produtos com fator de proteção mais alto do que de costume.

Atenção à qualidade da Coloração!

Pois é: você faz um bom cronograma capilar, escolhe direitinho seus produtos e tem todo o cuidado para deixar os cabelos saudáveis antes e depois de tingir. É claro que não vai se descuidar do “durante”, né?

Escolher um bom produto…

é a garantia para:

  • que a cor fique do jeitinho que você quer;
  • que a duração da cor seja maior;
  • que os danos sejam mínimos e;
  • que os cuidados sejam mais fáceis.

Como escolher a tintura certa?

Se houver dúvidas, converse com um profissional de confiança, pesquise sobre as marcas de interesse, atente-se à opinião de pessoas que já utilizaram o produto e tente ir por aqueles que você já percebeu que tem muita aceitação.

Claro que cada cabelo é único e o que é bom para um, pode não ser bom para o outro, mas, onde há fumaça, há fogo! Quando muitas pessoas utilizam de verdade e indicam um produto específico, as chances dele funcionar em todos os tipos de cabelo é maior. Por isso, informe-se antes de comprar sua tintura e garanta fios coloridos por muito mais tempo.

 

Viram como os cuidados com os cabelos devem acontecer antes, durante e depois dos processos de colorir? Não dá para bobear! Cabelos com mais cor são incríveis e merecem todo cuidado e carinho para que a duração seja a melhor possível.

Tem dicas extras para ajudar as amigas a cuidarem melhor dos cabelos coloridos? Divida conosco!

 

Você pode gostar também de:

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *