Vamos falar de técnica boa? Vamos falar de saúde capilar? Vamos? Sim, vamos! O post de hoje é para você que já sabe mais ou menos como funciona o No Poo e o Low Poo, mas ainda está tentando entender melhor o termo Co-Wash. Qual o papel dele dentro das técnicas? Qual a importância para a saúde dos nossos fios?
Pra começo de conversa: o que é Co-Wash?
Simples: Co-Wash é uma técnica de higienização do couro cabeludo e dos fios, realizada apenas com o condicionador. É mais utilizada pelas adeptas de rotinas que dispensam o uso de shampoos e surfactantes, porém, cada vez mais utilizada por todos que queiram (mesmo que às vezes) manter os fios limpos, mas sem a ação adstringente que os shampoos doam.
Todo mundo pode fazer Co-Wash?
A técnica do co-wash é, sem dúvidas, muito mais conhecida e disseminada entre as crespas e cacheadas, mas não propositadamente: antes de se tornar conhecida por esse termo em inglês, a técnica já fazia parte da rotina de cuidados de quem tem molinhas e crespinhos. Ou vamos negar que nunca nos vimos na situação de “preciso limpar meus fios, mas lavei com shampoo ontem e estou com medo de ressecar demais, vou passar apenas um condicionador!”. Pois bem: é basicamente isso!
Porém, como dissemos, outros públicos também se beneficiam da técnica. Mesmo que a pessoa não seja crespa, cacheada ou até mesmo adepta do No Poo ou Low Poo, ela pode fazer Co-Wash entre as lavagens “oficiais” com o shampoo. Nesse caso, é apenas para higienizar os fios de maneira mais leve e evitando uma nova agressão com sulfatos pesados, qualquer seja o tipo do cabelo. Cabelos quimicamente tratados em geral (loiras, tingidas, coloridas, alisadas, etc) costumam encontrar no Co-Wash uma solução para limpar seus fios, sem danificá-los ou fragilizá-los em demasia, evitando a quebra constante e tratando com delicadeza das madeixas que já sofrem suficientemente com químicas.
Gostei! Mas qual é o condicionador para fazer cowash?
Não! Eis o grande pulo do gato do Co-Wash: para realizar a higienização correta, deve-se usar um condicionador limpante e, de preferência, totalmente livre de silicones. Hoje em dia o mercado está cheio de opções de condicionadores pensados único e exclusivamente para fazer o Co-Wash. Geralmente, oferecem fórmulas com Anfótero (Cocoamidopropyl Betaine) para realizar a retirada de resíduos mais resistentes, mas sem a ação de nenhum tipo de Sulfato.
Importante: por ser uma lavagem dos fios, o Co Wash não dispensa o condicionamento posterior! Nessa hora, sim, entra em ação o seu condicionador hidratante favorito (lembrando que agora você estará condicionando apenas para fechar as cutículas, portanto evite a raiz).
O que acontece se eu usar um condicionador diferente?
Condicionadores com silicone na fórmula não devem ser aplicados na raiz dos cabelos para não oferecer o risco de entupir os folículos capilares, gerando excesso de oleosidade, caspa, seborreia e demais problemas relacionados ao desequilíbrio da pele nessa região.
Como fazer o Co-Wash?
Para fazer o Co-Wash é muito simples:
- Com os cabelos bem molhados, coloque uma boa quantidade de condicionador limpante nas mãos e, com as pontas dos dedos, espalhe o produto e massageie bem o couro cabeludo. Essa etapa é importantíssima: já que uma massagem bem feita é o que garante uma higienização completa. Por isso, esqueça a pressa e dedique um tempo só para essa deliciosa massagem (além de tudo, é relaxante).
- Enxágue muito bem para remover totalmente os resíduos do produto, bem como as sujeiras.
- Por fim, como já dissemos, aplique novamente um condicionador, mas dessa vez utilize um hidratante, apenas para finalizar o tratamento diário e condicionar seus fios.
Como escolho um condicionador para Co-Wash?
Para ser um condicionador apto a ser utilizado como Co-Wash, o produto precisa possuir agentes de limpeza, como por exemplo:
- o já citado Anfótero,
- Menta (menthol),
- Melaleuca (tea tree),
- Alecrim (rosmarinus),
- Citronela (cymbopogon nardus),
- Bergamota (citrus bergamia),
- Ácido cítrico (citric acid).
Estes são os componentes mais comuns entre esses condicionadores.
Não precisamos enfatizar que para fazer Co-Wash seu condicionador deve ser totalmente livre de petrolatos, certo? Certo! Quando for comprar o seu, não esqueça de checar na composição se é livre do Petrolatum, Mineral Oil ou Paraffinum Liquidum. Se houver qualquer um dos três, corra e considere uma próxima opção!
Agora que você sabe um pouco mais sobre o Co-Wash, que tal perder o medo e tentar? Certeza que você sentirá seus fios muito mais hidratados, fortalecidos e até mesmo leves! Saúde garantida e cabelos com vida e balanço.
Você pode gostar também de:
- Cronograma Capilar: tudo sobre a técnica;
- Óleo de Rícino: poderoso aliado para as madeixas;
- Deixe o sedentarismo de lado, vamos te ajudar!
Beleza Simples: O Portal da Beleza Descomplicada!