Cabelos

Cuidando dos Cabelos no Frio

Como cuidar do cabelo no frio

Eis que as estações mais frias já começam a dar as caras por aqui. O inverno é aquela época do ano que muitas pessoas amam e muitas detestam, porém, independente de qual time você pertence, todos fazem parte de um mesmo grupo: os que precisam redobrar os cuidados com os cabelos no frio.

As variações climáticas bruscas podem prejudicar a saúde dos fios. Você sabe o que mudar para adaptar suas madeixas a uma rotina de inverno? Não? Então venha conosco e confira as dicas quentinhas que trouxemos!

Como cuidar de cabelo no inverno

Espace mais as lavagens

Muita gente não abre mão de lavar o cabelo todos os dias, mas, dentre outras coisas, essa prática pode:

  • Aumentar naturalmente o ressecamento da fibra capilar;
  • Expor os cabelos e o couro cabeludo aos riscos da umidade excessiva: causando o aumento da oleosidade e até mesmo o surgimento da caspa.

Por outro lado, ficar muitos dias sem lavar também não é o ideal, já que o descuido com a higiene do couro cabeludo também aumenta a produção de oleosidade e traz os mesmos riscos de caspa, seborreia e demais complicações que venham do desequilíbrio no cuidado dessa região tão sensível do nosso corpo.

No frio espaçe as lavagens do cabelo

Por isso, mesmo se o seu cabelo for oleoso, a dica fundamental é alternar os dias de lavagem, ou seja: dia sim, outro não. Se os seus cabelos forem muito ressecados, faça um pré-poo: óleos vegetais puros ou manteigas vegetais aquecidas antes de algumas lavagens. Essa técnica evita que a ação do shampoo seja muito adstringente ao ponto de retirar mais oleosidade que a necessária.

Redobre os cuidados com Hidratação!

Eis um dos principais pontos de atenção para o inverno: invista em hidratações constantes para evitar o ressecamento e a opacidade dos fios, principalmente nos dias mais secos do inverno.

Sim, sabemos que em dias frios bate uma preguiça… isso sem falar que só de pensar em pausar máscara no cabelo por meia hora já congela tudo, não é mesmo? Mas calma, existem opções para ajudar até as mais “friorentas” nessa missão.

As hidratações rápidas de banho, por exemplo, são as melhores amigas para que você não fique entrando e saindo do chuveiro. Entretanto, não se acomode apenas nelas: é importante continuar com tratamentos constantes e mais intensos de maneira intercalada.

Reponha a Massa Capilar Frequentemente

Essa é uma dica que vem “de dentro”: no frio, nosso sistema imunológico costuma ficar mais frágil e oscilante. Com isso, o cabelo tende a perder mais massa, danificar com maior facilidade e até cair mais.

Além disso, agressões climáticas também podem comprometer alguns componentes da fibra capilar, como a queratina por exemplo, que se “desprende” com maior facilidade, levando ao enfraquecimento do fio e à quebra.

O Cabelo costuma quebrar mais no inverno
               Cabelo quebrado: cuidado redobrado no inverno.

Falando em tratamentos tópicos para evitar problemas assim, além de caprichar nas hidratações, utilize com um pouco mais de frequência os seus produtos reconstrutores, de preferência lançando mão de máscaras potentes.

Frequência da Reconstrução Capilar

Se seu fio estiver saudável e não apresentar grandes mudanças com o frio, uma aplicação reconstrutora por mês já é suficiente. Mas, se você está com os fios mais danificados ou passou por procedimentos químicos severos, faça a reconstrução a cada 15 dias. Se as madeixas estiverem pedindo socorro, elásticas e extremamente porosas, o ideal é fazer uma aplicação por semana até que a fibra capilar esteja 100% recuperada.

Atente-se à Temperatura da Água

Um dos maiores vilões dos cabelos no inverno é o costume de aumentar a temperatura da água no banho quando os dias frios chegam. Infelizmente, cabelo e pele sofrem muito com essa mudança. Sabemos que um banho quente é muito relaxante, porém, as altas temperaturas da água dilatam as cutículas e impedem que os tratamentos tenham um bom efeito e fixem na fibra capilar por mais tempo.

Por isso, tente utilizar a água morna para lavar os fios durante o inverno. Nem que você tome seu banho quentinho e, separadamente, utilize água morninha apenas para lavar os cabelos.

Diminua a temperatura da água no banho
Diminua a temperatura da água no banho.

Secadores: com temperatura moderada

Muitas pessoas não abrem mão dos secadores nem mesmo durante o verão, então, imagina se no inverno essa fonte de calor não figura entre as necessidades básicas das apaixonadas por cabelos? Pois é… Atenção: mesmo nesses dias, o importante é deixar a temperatura moderada ou fria para realizar a secagem. O inverno já oferece uma tendência maior ao ressecamento dos fios, então imagine como lidar com o aumento da temperatura de uma fonte de calor utilizada para secar? Pode dar ruim. Então, todo cuidado é pouco!

Caso queira abolir o uso dos secadores (ou deixar o tempo de secagem menor), utilize uma toalha de microfibra ou uma camisa de algodão 100% para fazer um turbante após o banho. Deixe esse turbante retirar o máximo possível da umidade dos fios, pelo máximo de tempo. Só depois utilize o secador.

Turbante de Microfibra.
         Turbante de Microfibra.

Seguindo esses cuidados básicos, sem dúvidas, pode vir o inverno mais rigoroso, pois suas madeixas estarão preparadas, firmes, fortes e lindas!

Você pode gostar também de:

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *