Seu Mundo, Seu JeitoTutoriais e Receitas

Dicas para organizar o guarda-roupas

Dizem que organizar o guarda-roupas faz a vida fluir melhor. E é verdade! Ver suas coisas arrumadas, passar um pente fino no que já não serve, doar, etc. Tudo isso é muito proveitoso e dá um novo ar às suas coisas, vagando espaços para que coisas novas possam chegar!

Claro que falando assim, tudo parece uma delícia… Mas e no dia a dia, como fazer para manter a organização? Hoje vamos aprender algumas dicas muito bacanas para dobrar, guardar, organizar e manter tudo no lugar!

E se você AMA

Utilize organizadores próprios!

Quando falamos de organizar o guarda-roupas, arrumar as gavetas é essencial para começar a colocar ordem! Os organizadores (tipo divisórias) são ótimos, principalmente para peças pequenas como as roupas íntimas, meias ou blusinhas bem pequenas.

Você pode comprar organizadores prontos (em lojas de departamento com preços bem acessíveis) ou pode improvisar e fazer o seu. Caixas de sapato são ótimas! E sabe as caixas de papelão que sempre jogamos fora? Elas podem ser a base para fazer organizadores muito bonitos e resistentes! Confira o vídeo abaixo e inspire-se!

Divisórias para gavetas – Passo a Passo

Ao invés de dobrar, ENROLE!

Muitas peças de roupa, após passadas, podem ser acomodadas nas gavetas em forma de “rolinhos”. Desse jeito, camisetas e peças leves ocupam menos espaço e também ficam mais à vista para não se perder na hora de escolher sua roupa. Outro ponto positivo? Você não precisa bagunçar tudo para procurar uma peça específica!

Dicas para dobrar roupas no geral

O primeiro passo para organizar o guarda-roupas é focar nas diversas formas de dobrar e dispor suas roupas. Essas dicas servem tanto para o guarda-roupas quanto para as malas de viagem, olha que legal! Quer aprender? Dá o play e veja só que bacana!

Utilize uma prancha ou uma revista para dobrar suas camisas!

Tem dificuldade para dobrar as roupas? Essa dica é muito bacana e ajuda que todas fiquem do mesmo tamanho e largura. Mesmo que depois você faça os rolinhos, primeiro tem que dobrar direitinho. Olha só esse vídeo que ensina como fazer de forma rápida e bem prática!

Deixe um cabideiro para manter sua escolha semanal de roupas!

Para não bagunçar e ainda organizar o guarda-roupas, uma ideia que talvez você não tenha pensado é: deixe as roupas que serão usadas na semana já separadas! Você pode optar por separar um dos cabideiros para isso e organizar seus looks de acordo com o dia da semana/ocasião. Ah, consulte a previsão do tempo para minimizar os erros na escolha, ok?!

Essa dica também é excelente para economizar tempo, você pode ganhar uns minutinhos a mais para dormir pela manhã rsrsrs

organizar o guarda-roupas separando as roupas de cada dia

Mantenha as roupas separadas por estação

É importante deixar à mão as roupas mais usadas de acordo com a estação do ano. Além de liberar mais espaço, vai facilitar organizar o guarda-roupas. Quando estiver mais quente, guarde na parte mais alta do guarda-roupas as blusas de frio pesadas, de preferência embaladas em plásticos individuais e com sachês aromatizadores. Quando o frio voltar, troque de lugar: embale os vestidos e roupas curtas, deixando-os separados. Alternando assim, você não se perde na hora de escolher suas peças!

Organizar o guarda-roupas por cores, SIM!

Você pode estabelecer um padrão para organizar suas peças por cores e estampas. Isso não apenas deixa a escolha das roupas mais práticas, mas também evita que as claras se misturem com escuras e, diante de qualquer sinal de umidade, venham a manchar.

Amarre peças inteiriças em cabides

Lenços, cachecois, echarpes e todo tipo de peça que for inteiriça: amarre-os em cabides, um ao lado do outro, para poupar espaço e acomodá-los da melhor forma possível! Não precisa amarrar forte (até para não amassar), mas aproveite toda a haste do cabide para acomodar o máximo de peças! Existem cabides específicos para esse fim, mas como nem sempre os encontramos, vale a dica!

Ah, pela internet você encontra várias opções de cabides específicos para cintos, lenços, entre outros, como na loja Tok&Stok.

Passo a passo para decidir o que fica no guarda-roupas

Agora fica fácil separar as peças de roupa, hein?!

organizar guarda-roupas: o que jogar, guardar ou doar
Créditos: bula da arquitetura

Sapateiras: como organizar

Guardar bem os sapatos também é importante! Botas (independente do tamanho do cano) podem ser guardadas em pé e… dica extra: para não perder o formato, vale comprar aqueles macarrões de piscina e cortá-los na medida exata do seu sapato. Colocando os pedaços dentro, você garante sapatos sem deformidades, além de manter arejado por muito mais tempo.

Sapatos finos podem ser guardados em embalagens individuais (e com sachês anti-umidade), sola com sola para não sujar. É importante colocar os sapatos de tecido para “tomar sol” e mandar qualquer possibilidade de formação de fungos pra bem longe!

organizar sapatilha no guarda-roupas

dica para guardar botas de cano alto

Cabideiros portáteis são uma ótima pedida!

Sabe aqueles mancebos ou cabideiros que você pode instalar na parede (ou até mesmo fixá-los na parte de fora do guarda-roupas)? Eles nunca saem de moda e são perfeitos para manter as roupas usadas diariamente. Só não vale acumular as peças nos ganchos e esquecê-las.

E então… vamos pôr as mãos na massa para arrumar o guarda-roupas?

E se você AMA praticidade na cozinha também, confira essas dicas de temperos caseiros fáceis e deliciosos!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *