Ahhh, os temperos caseiros! Muitas vezes o tempero caseiro é o segredo de uma comidinha deliciosa! Os cheiros, as cores, os sabores… Tudo se mistura em uma alquimia saborosa para dar o tom certo a qualquer prato.
Massss… sabemos que aqueles temperos que compramos prontos são cheios de sódio, conservantes e muitas químicas maléficas ao organismo. Ao mesmo tempo, não é todo dia que temos disponibilidade para higienizar, secar e picar legumes, folhas e tudo que possa temperar nossos pratos. Um tempero já pronto facilita bastante a vida! Por isso, hoje daremos dicas bem práticas para você fazer seu tempero caseiro e conservar durante um bom tempo!
As melhores receitas de temperos caseiros
A criatividade nunca tem fim, é verdade! Mas separamos algumas receitinhas dos temperos caseiros mais variados para você economizar tempo e dinheiro e ainda ganhar na saúde! Tenha certeza que esse tempinho que você vai se dedicar à preparação fará bem à saúde e ao paladar!
Tempero sabor básico: alho e cebola
Eis os campeões de toda comida caseira: o alho e a cebola. Além de saborosos, são dois itens maravilhosos para a saúde!
Claro que, trabalhar picando esses ingredientes dá um pouco de trabalho (além do cheirinho que gruda nas mãos). Por isso é uma ótima ideia fazer esses temperos caseiros para tê-los sempre à mão. Confira:
Ingredientes:
- 1 cebola grande
- 1/4 de xícara de chá de óleo
- 15 dentes de alho
- 1 colher de sopa de sal
Corte a cebola em pedaços e leve a um liquidificador ou processador com o óleo. Bata até virar uma pasta homogênea. Em seguida, adicione metade dos dentes de alho e bata mais um pouco. Adicione a outra metade do alho e o sal e bata. Nessa ordem, você cria uma pasta bem cremosa como base e ainda preserva alguns pedacinhos de cebola. Guarde em um pote (esterilizado e seco), tampe bem e guarde na geladeira. Você pode usar essa misturinha básica por duas semanas, sem risco de estragar.
Temperos caseiros para congelar
Alguns temperos caseiros são ideais para ir ao congelador e serem usados em cubinhos! Uma facilidade a mais e, claro, com aquela praticidade que a gente ama. No vídeo abaixo você verá duas receitas especiais, com o passo a passo para congelar e facilitar a vida:
- Tempero com Cebolinha + Salsinha + Azeite;
- Tempero com Cebolinha + Salsinha + Cebola + Alho + Óleo.
Tempero Caseiro com Gostinho Mineiro
Que tal um toque de Minas Gerais nas suas comidas? Esse tempero fica uma delícia e pode ser usado em tudo: arroz, carnes e refogados de legumes!
Ingredientes:
- 1/2 kg de Alho descascado
- 1 cebola grande
- Talo de 1 Alho Poró
- 1 Tomate grande sem sementes (lavado)
- 1/4 xícara (de chá) de cheiro verde
- 300g de Sal Grosso ou menos
Atenção: o sal é a gosto, mas vale lembrar que ele ajuda a conservar o tempero caseiro por mais tempo. Sem o sal, é melhor consumir a mistura toda em uma semana ou congelar em cubinhos de gelo.
Bata tudo no liquidificador ou no processador, junto mesmo, não importa a ordem. Guarde na geladeira por até 15 dias (ou conforme indicação acima).
Tempero de Bacon para feijão (reciclando o couro do bacon)
Sabe aquele courinho do bacon que muitas pessoas jogam fora? Ele pode ser aproveitado para temperar seu feijão! Não é bem uma receita, mas uma técnica. Anote aí:
- Leve o couro na panela de pressão e coloque agua até que cubra (é bom fazer com, pelo menos, 300g de couro). Tampe e leve ao fogo alto;
- Assim que a panela pegar a pressão, abaixe o fogo e deixe por mais 30 minutos;
- Desligue e deixe que a pressão saia sozinha;
- Depois, leve ao liquidificador a água e o courinho, batendo até virar homogêneo.
Se quiser incrementar com um dente de alho e duas colheres de cebola picada, pode (mas é melhor deixar separado mesmo). Transfira para uma vasilha até esfriar e leve à geladeira. Ficará com textura de gelatina. Use uma colher cheia para temperar seu feijão!
Tempero caseiro COMPLETO e d-e-l-i-c-i-o-s-o
Esse sai um pouco do básico (tem mais ingredientes), mas pode ser utilizado em absolutamente tudo! Deixa qualquer comida com aquele gostinho caseiro bom demais! Anote:
Ingredientes:
- 3 Cebolas (médias)
- 1 maço de cebolinha
- ½ maço de salsinha
- 2 cabeças de alho (média)
- Uma pitada de cominho
- Uma pitada de pimenta do reino
- Azeite e sal a gosto
Corte o cheiro verde e a cebola (grosseiramente) e descasque o alho (pode deixar inteiro). Em um processador ou liquidificador, atente-se à ordem:
- primeiro a cebola;
- depois o alho;
- depois as folhas, regando com um fio de azeite.
A cebola solta um pouco de água, que facilita na hora de bater quando ela é processada primeiro. Coloque mais um pouco de azeite, o cominho e a pimenta. Ligue na função pulsar do seu liquidificador. Mexa com uma colher às vezes, para misturar bem (com o aparelho desligado, tá?). Depois é só transferir o tempero para um recipiente de vidro e guardar na geladeira por até 15 dias. Utilize para temperar: arroz, carnes, refogados, recheios para tortas, o que sua imaginação mandar!
Tempero Caseiro de Sal de Ervas
Essa misturinha é deliciosa e muito famosa por ser uma saudável opção para substituir o excesso de sal nos seus preparos. Olha só como é fácil!
Ingredientes:
- 1 xícara (de chá) de sal grosso
- 1 colher (de sopa) de alecrim
- 2 colheres (de sopa) de tomilho
- 2 colheres (de sopa) de manjericão
- 2 colheres (de sopa) de orégano
- 1 colher (de chá) de noz moscada ralada na hora
Coloque todos os ingredientes no liquidificador e bata (na função pulsar) até que fique tudo misturado e fininho. Como é uma mistura totalmente seca, sua durabilidade é bem maior (até 60 dias ou mais, dependendo do clima e da umidade na sua cozinha). Conserve em um recipiente com tampa, sob abrigo da luz e do calor.
Receita de Caldo de Legumes Caseiro
Pensa em um caldo bem saboroso, que salva qualquer preparo e, o melhor: MUITO saudável! Sim, o famoso caldo de legumes (que muitas pessoas usam em cubos) dá para ser feito em casa. Você pode, inclusive, utilizar cascas de alimentos para o preparo (bem higienizadas e, de preferência, de orgânicos).
Ingredientes para 1,5 litro de caldo:
- 2 litros de água
- 2 cenouras
- 1 cebola grande
- 2 cravos
- 5 sementes de pimenta do reino
- 1 folha de louro
- 1 salsão com folhas e tudo
- folhas de 1 alho poró
- Sal a gosto
Em uma panela grande coloque a água e todos os demais ingredientes. Deixe ferver e abaixe o fogo, por 30 a 40 minutos. Você notará a redução. Depois é só deixar amornar e passar por uma peneira até que tudo fique perfeitamente fino e misturado. Deixe esfriar, coloque em recipiente de vidro e conserve na geladeira por até 20 dias (ou no freezer por até 40 dias). Fica uma delícia!
Temperos Caseiros para assados especiais (com sal grosso)
Quer fazer um assado especial e de muito sucesso nos seus churrascos? Geralmente os temperos caseiros para churrasco não contam com muitos ingredientes para não “roubar” o sabor da carne, mas esse aqui é sucesso, experimente! Uma boa dica é guardar em um potinho todo decorado e levar de presente nos churrascos onde você for convidada!
RECEITA 1:
- 30g de ervas finas secas
- 15g de cebola desidratada
- 15g de alho desidratado
- 15g de alecrim desidratado
- Uma pitada de pimenta do reino
- 1kg de sal grosso
Em um liquidificador, misture todos os ingredientes (deixe uns 300g de sal grosso) e acione a função pulsar duas ou três vezes até que tudo esteja bem misturado (mas não tão fino). Depois, acrescente o restante do sal grosso à mão, sem utilizar mais o aparelho. Prontinho! Basta guardar em potes de vidro e arrasar!
RECEITA 2
Molhos para Saladas deliciosas!
Outra ótima opção é preparar o seu próprio molho para saladas. Muito mais saudável e, convenhamos, dá muito mais sabor ao seu prato. Dá um play nesse vídeo para conferir 4 receitas super simples para tirar a sua saladinha da zona de conforto:
- Receita de Molho Italiano;
- Molho de Framboesa e Vinagre Balsâmico;
- Molho de Gengibre e Alho;
- Molho Cremoso de coentro e limão.
Os benefícios das especiarias para temperos
Como falamos anteriormente, preparar temperos em casa é muito melhor para a saúde. Você provavelmente já conhece o poder de ingredientes como alho, cebola e verduras no geral. Mas você conhece quais são os principais benefícios de especiarias como o cardamomo, o manjericão, a pimenta do reino, a folha de louro e o cravo? Alguns deles ajudam até mesmo na prevenção de doenças ou insônia. Confira a seguir:
E então, gostou das nossas dicas para deixar seus dias com mais sabor? Tem alguma dica extra? Conta aqui pra gente!