Cabelos

Como Tirar Violeta Genciana do Cabelo

A Violeta Genciana é usada como um truque caseiro para matizar cabelos loiros, mas, quando dá errado, como tirar a violeta genciana do cabelo? Sabemos que alguns truques não fazem muito bem aos fios, mas ainda assim testamos: quer seja pela facilidade de acesso ou pelo baixo custo.

A violeta genciana é difícil de lidar, por isso, não é lá muito confiável ou controlado. Eis que no meio do caminho algum “incidente” pode acontecer e aí é mancha pra todo lado! E agora? Como fazer? Calma pois iremos te ajudar!

O que é a Violeta Genciana?

A Violeta Genciana é uma substância proveniente de um tipo de medicamento antifúngico, muito utilizado para tratar problemas como a candidíase, por exemplo.

Ela é uma substância antisséptica e antifúngica, que também pode ser usada com sucesso para tratar feridas muito expostas, queimaduras e pequenas lesões na pele. Ou seja: apesar de ajudar em alguns casos e tratamentos, ela não é (nem de longe) indicada para uso cosmético.

Por ter muito álcool em sua composição, ela pode causar um ressecamento extremo dos fios (mesmo quando misturada a cremes de tratamento), deixando ainda mais frágeis os cabelos descoloridos.

como tirar violeta genciana dos fios

Ok, eu usei Violeta Genciana e “deu ruim”. O que eu faço?

Para tirar a violeta genciana da pele, existem alguns truques possíveis. Por exemplo:

  • Tira-manchas de roupas: aquele que é granulado, sabe? Coloque ele em cima da pele manchada e deixe agir por uns minutos. Depois, umedeça um pouco a região e esfregue delicadamente o produto sobre a mancha, até sumir. Pode levar alguns minutos, mas sai;
  • Álcool Isopropílico: você pode adquirir em armarinhos (ou farmácias) e também não tem erro, é só aplicar e esfregar a região por alguns minutos até sair;
  • Água Sanitária: essa é a opção mais fácil, mas também deve ser a última a ser utilizada na hora do sufoco. Isso porque a água sanitária agride demais a pele e pode causar alergias e reações bem incômodas. Mas se não tiver jeito, pode aplicar a água sanitária sobre o local manchado e umedecido. Depois é só esfregar e pronto!
produtos para tirar violeta genciana dos fios

Manchei o cabelo com violeta genciana, como tirar? Uso os mesmos ingredientes?

Não! Não compensa usar produtos para roupas, limpeza ou álcool puro nos fios. Isso pode acabar com toda a estrutura do cabelo e o estrago pode ser muito grande.

O ideal para tirar a mancha da violeta genciana dos cabelos é usar um bom shampoo antirresíduos (ou um shampoo para cabelos oleosos), que seja bem alcalino. Aplique uma quantidade generosa nos cabelos, como de costume. Deixe espumar bem e pause por 10 minutos. Sim, são dez minutos com a espuma no cabelo. Depois basta enxaguar!

Caso ainda continue manchado, repita a operação no dia seguinte. Dica: depois de fazer procedimentos mais agressivos como esse, é sempre bom realizar uma reconstrução capilar.

Fiz tudo isso e ainda assim, não deu certo. E agora?

Se ainda não saiu o tom roxo dos cabelos, tente a seguinte receita:

  • 1 copo de leite morno
  • Condicionador o quanto baste
  • 2 pastilhas de Vitamina C efervescente

É só misturar tudo e aplicar nos fios, massageando bem até sentir que o roxo está saindo. Prontinho! Manchas retiradas? Uffa! Agora, fica a dica de investir em um bom produto matizador (ou uma boa máscara tonalizante roxa, caso seu uso tenha sido para colorir os fios). Produtos cosméticos destinados para tais finalidades podem ser um pouquinho mais caros, mas os resultados e a segurança compensam.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *