Cabelos

Como cuidar dos cabelos das crianças

Se você chegou até aqui, provavelmente, foi porque está com dúvidas sobre como cuidar dos cabelos dos seus filhos, certo? Então, para entendermos melhor como funciona a estrutura dos fios dos pequenos e, claro, sobre as melhores maneiras de cuidar, resolvemos trazer esse post que visa não apenas dar dicas de rotina capilar, mas também sobre como manter a autoestima da criança sempre lá em cima! Vamos lá? 

Cabelo de Criança X Cabelo de Adulto 

Sempre pensamos sobre as diferenças entre os fios dos pequenos e de um adulto e vem a dúvida: será que é tudo igual? 

A resposta mais direta é: não! O cabelo infantil é um cabelo que não sofre muitos danos “naturais” e, em tese, é muito mais fácil de cuidar. O cabelo de um adulto possui uma estrutura mais amadurecida e uma textura que requer tratamentos específicos.

Cuidados simples!

Nas crianças, os cuidados são os mais básicos possíveis! A fibra do cabelo infantil absorve muito melhor os ativos mais simples de tratamento, já que não possuem influência hormonal que interfira nos resultados dos produtos. Até por isso é sempre melhor que os cuidados com as crianças sejam impreterivelmente feitos com produtos dedicados a esse público. 

como cuidar de cabelo de criança

O couro cabeludo

Outra fonte de interferência é a fragilidade do couro cabeludo que é típica das crianças. Alguns produtos “de adultos” podem causar reação alérgica ou promover uma hipersensibilidade que afeta o desenvolvimento dos folículos. E estamos falando apenas dos produtos que usamos para cuidar dos fios no dia a dia, ok?

Shampoos, condicionadores e máscaras devem ser específicos para eles, para não causar essa tipo de reação. E se temos esse cuidado com os produtos de tratamento habituais, o que dizer do uso de químicas, hein? Vamos falar um pouco mais sobre isso! 

Químicas em cabelo de criança 

Tema delicado em foco: o que pode ser feito em termos de transformação química em um cabelo infantil? E não vamos mentir, seremos diretas: nada! 

A autoaceitação

A problemática desse tema começa na raiz da questão: a autoaceitação! Os cabelos das crianças mudam muito no decorrer da vida e, após a menarca, tendem a amadurecer e tomar a forma que terão ao longo da vida. Mas na infância, os fios podem parecer frizados, rebeldes, arrepiados, etc. Que é tudo natural e faz parte das mudanças físicas na vidinha delas. Optar por transformações químicas pode causar muitos danos e desconfortos para a criança.

pode fazer química em cabelo de criança 

Queimaduras e segurança no geral

Outro problema recorrente quando falamos sobre químicas em cabelo de criança é o risco de queimaduras e descamações. Feridas essas, que, no couro cabeludo, podem até mesmo comprometer a formação de novos fios pelos folículos afetados. Já pensou que terrível uma cicatriz no couro cabeludo que poderá causar falhas nos cabelos por toda a vida? Não dá para correr um risco desses. 

Então, diante disso, preferimos sugerir de coração que você entenda o tipo de cabelo do seu pequeno e cuide com delicadeza e carinho, sempre valorizando o cabelo natural. 

E como tratar profundamente? 

Como dissemos, não é necessário grandes cuidados com os cabelos infantis, além de produtos de qualidade específicos para crianças. Mas sabe aquelas receitinhas caseiras que adoramos? Elas podem ser feitas de vez em quando para dar um brilho a mais! Porém, cuidado com os ingredientes utilizados. Não é indicado utilizar óleo de rícino ou óleos essenciais em cabelos infantis, por exemplo, justamente para evitar efeitos colaterais desnecessários. Os mais indicados para algum tratamento mais completo são: óleo de coco, manteiga de manga, extrato de babosa, óleo de semente de uva e oliva. 

Confira algumas receitinhas bem bacanas para fazer:

o que usar em cabelo ressecado de criança

como hidratar cabelo de criança

hidratação com abacate para cabelo infantil

Penteados e acessórios 

Na contramão dos procedimentos químicos, temos opções diversas para crianças de acessórios e penteados, sem contra indicações e, o melhor: que dão um charme e diversão a mais ao visual dos pequenos! Tiaras, presilhas, faixas e cortes que valorizem os traços e o tipo de cabelo são sempre de grande valia. Trouxemos algumas inspirações e esperamos que a criançada adore! 

tiaras para crianças

laços para crianças

Atenção: alguns cuidados são necessários nessas horas também, como por exemplo:

  • não acostumar com coques ou rabos de cavalo muito apertados;
  • evitar passar muito produto cremoso junto à raiz dos cabelos;
  • evitar geis à base de álcool;
  • opte pelos produtos com fórmulas mais suaves;
  • invista em tiaras e faixas que não apertem tanto, para não prejudicar o fluxo sanguíneo da região;
  • por último, mas não menos importante: sempre consulte as crianças sobre qual o tipo de penteado ou acessório que eles mais gostam! 

E você, como cuida do cabelo dos pequenos?

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *