Não temos como negar: o movimento dos cabelos cacheados e crespos floresceu e mostrou que não é só uma moda, mas sim, é o orgulho definitivo do próprio cabelo de ser como é. E não precisamos nem dizer o quanto amamos ver todos esses cabelos incríveis e tão plurais desfilando por aí.
Muitas meninas que assumiram os cabelos naturais há pouco tempo ainda procuram dicas de como finalizar os caracois para ter um resultado satisfatório. E o gosto varia de cacheada para cacheada: algumas amam volume, outras preferem definição, tantas ainda buscam a receita para ter os dois ao mesmo tempo. Mas uma coisa é fato: a rotina muda e a finalização dos cachos é o passo mais importante de todos dentro da rotina de uma cacheada.
Todos os passos nos cuidados com os cabelos é importante, mas é na hora de finalizar os fios que uma cacheada controla o resultado que quer, com a técnica certa, e assume totalmente seu estilo e identidade. O post de hoje vai mostrar algumas dicas para manter seus cachos do jeito que você gosta.
DEFINIÇÃO EXTREMA: FITAGEM NA CERTA!
A técnica de fitagem é simples e implica em separar o cabelo em mechas finas, enquanto ainda está úmido e totalmente envolvido por creme, e deslizar as “fitas” dos cachos entre os dedos para separá-las e definí-las.
Depois de fazer de todos os cachos pequenas fitas, deixe-as em repouso durante o tempo de secagem. O mais importante é evitar ao máximo manipular o cabelo enquanto ele ainda estiver úmido, a fim de evitar o frizz e desmanchar cachinhos (para quem gosta de definição). Deixe-o secar completamente antes de mexer e “soltar” as mechas, eliminando aquele efeito “durinho” devido ao excesso de creme.
Para deixar os cachos secos com movimento e naturalidade basta que, depois de seco, você passe um bom óleo finalizador na palma das mãos e comece a amassar esses cachos com movimentos de baixo para cima. Quanto mais você amassa, mais soltinhos os cachos ficam.
Depois é só passar um pente garfo na raiz dos cabelos (ou apenas os dedos mesmo, delicadamente) e revelar aquela juba de capa de revista, com cachos mega definidos e volume maravilhoso.
A fitagem é perfeita para todos os tipos e curvaturas de cachos!
CACHOS ABERTOS? PLOPPING RESOLVE
A técnica do plopping tem quase a mesma “idade” das técnicas de no-poo e low-poo e foi “importada” da rotina das americanas cacheadas e crespas como a finalização ideal para uma definição extrema.
Porém, vale o aviso: se seus cachos forem muito “pequeninos”, a técnica do plopping tende a ativar ainda mais o tal “fator encolhimento”, deixando seus cabelos com até 1/3 de seu tamanho total. Mas a definição… Sim, é extrema! E segura por muitos day afters, viu?
Passo a passo do Plopping:
Quer aprender a deixar suas molinhas bem finalizadas, com zero frizz e super definidas? Então pega a dica:
Você vai começar fazendo o mesmo procedimento da fitagem, mas aqui tem um truque extra, principalmente para quem tem cachos do tipo 2 ou 3A. Jogue as madeixas para a frente delicadamente após a fitagem finalizada e, com uma camisa de algodão ou toalha de microfibra, enrole os cachos de baixo para cima, amassando-os, fazendo uma espécie de “turbante” bem firme. Pause de 30 a 40 minutos os cabelos dentro desse turbante (ou até secar, caso tenha tempo e prefira assim). Depois, basta soltar delicadamente e ver que os cachinhos “amassados” estão no lugar e com muito mais definição.
Caso queira cachos com menos volume, basta jogar os fios para trás e amassar as pontas dos cachinhos com um pouco de óleo reparador, apenas para selar e dar um brilho final. Caso prefira uma juba mais volumosa, vale a mesma dica que demos acima: pente garfo na raiz e amassar bastante, até que os cachos se soltem e peguem um bom volume, sem perder a definição.
LOC: FINALIZAÇÃO COM UM TOQUE DE CRONOGRAMA
Não é a primeira vez que abordamos a técnica LOC por aqui. A técnica consiste em finalizar os fios com um bom spray líquido (ou apenas umedecer com água), depois aplicar o óleo e, por último, o creme. Pode parecer algo simples, mas essa ordem de aplicação faz com que cada ativo permaneça no interior da fibra e, além de apenas finalizar, os fios também fiquem bem tratados.
PARA QUEM NÃO TEM TEMPO A PERDER
No começo essas finalizações demandam um certo tempo, até que virem hábito e você tenha mais prática e consiga fazê-las em um tempo menor. Mas e quando a rotina aperta, como faz para finalizar os cachos? Simples: no chuveiro!
Não é difícil e se parece muito com o plopping, porém, você vai aplicar o seu creme de pentear ainda no chuveiro, logo após o enxágue.
Divida os cabelos em duas partes, retire o excesso de água e comece a aplicar o creme, sempre enluvando bem o produto para que ele se espalhe por igual. Depois, jogue os cabelos para a frente e, com uma camiseta de algodão, enrole-os para que fiquem acomodados, como em uma toalha torcida mesmo. Depois que você trocar de roupa e estiver pronta, basta desenrolar delicadamente e fazer uma fitagem rápida, a grosso modo, só para deixar os fios no lugar. Prontinho! Fios penteados e prontos para secar com definição.
PRECISO SECAR MEUS CACHOS, COMO FAÇO?
Muitos profissionais cabeleireiros costumam dizer que “secador e cacho não funciona”. Porém, com tantos produtos ótimos que existem no mercado hoje em dia, é impossível fazer do secador um vilão. Usando certo, ele funciona sim! E vou além: é tão amigo das cacheadas que amam cabelo volumoso, quanto das lisas que querem zero frizz e volume. Engraçado, né? Mas é real. O diferencial é que para secar um cabelo cacheado com o secador você deve tomar alguns cuidados:
- Use o secador quando os cachos já estiverem finalizados e estiverem bem enxutos, já com a umidade reduzida. O secador, quando utilizado em um cabelo muito molhado, pode sim ativar a estática, promover o frizz excessivo e desfazer a forma dos cachinhos. Certifique-se de que o creme foi bem aplicado nos cachos e que o produto utilizado tem o poder de segurar bem o jato de vento sem desfazer o penteado;
- A temperatura do secador deve estar sempre entre baixa e média;
- Não mexa nos cabelos enquanto o jato estiver sendo aplicado;
- Utilize o difusor! Ele é um tipo de bocal com pinos, próprio para espalhar mais o jato de vento e fazer com que ele seque os cachinhos sem desmanchá-los.
Seguindo essas sugestões você poderá ver facilmente que essa história de que “secador e cacho não combinam” é pura balela! Combinam sim e, principalmente no inverno, torna-se fundamental para manter a saúde (não apenas dos fios, mas a própria saúde também). Sim, a saúde! Vovó já pedia pra não sairmos com os cabelos molhados no frio para não resfriar. Então, bora secar as madeixas!
Gostaram dessas dicas iniciais para finalização dos seus cachos? Com o tempo vamos refinando e descobrindo novas maneiras de deixar as molinhas simplesmente DIVAS! Acompanhe!