Cabelos

Um papo reto sobre Crescimento Capilar

Crescimento Capilar Projeto Rapunzel

Que atire a primeira pedra quem nunca desejou que os cabelos tivessem um momento de magia e crescessem da noite para o dia, não é mesmo? Não é de hoje que o tema crescimento capilar vem sendo explorado. Seja pelas pessoas mais ansiosas por ver as madeixas enormes, quanto pela própria indústria, que ainda busca uma fórmula “mágica” para isso.

A verdade é que não existem ainda produtos que transformem um corte “Joãozinho” em uma cabeleira de Rapunzel de maneira tão rápida quanto gostaríamos, infelizmente. Porém, algumas dicas podem ser seguidas para garantir um fortalecimento extra aos seus fios e, assim, mantendo a saúde capilar em dia e de maneira “acelerada”. Quer conhecer que dicas são essas? Então só vem com a gente e descubra!

Crescimento instantâneo?

Sobre a questão do crescimento “mágico”, já demos um spoiler acima. Até o momento, apesar de intensos estudos e técnicas que visem a aceleração do processo de crescimento capilar, ainda não existe algo que seja comprovado cientificamente como eficaz e 100% seguro (sem contraindicações) para o tratamento de crescimento dos cabelos.

Alguns dermatologistas indicam fórmulas manipuladas e de uso rigoroso apenas para quem possui algum tipo de patologia que leve à queda capilar, como é o caso da Alopecia Areata. Vale enfatizar que todo medicamento e/ou produto indicado em casos assim irão agir não apenas na fibra capilar, mas no organismo como um todo, atacando a causa da doença (e não apenas o sintoma, que é a quebra do cabelo).

Os fios de cabelo, em média, crescem de 1cm até 1,5cm por mês. Esses números podem variar bastante (tanto para menos, quanto para bem mais), já que o cabelo cresce de dentro para fora e diversos fatores podem levar a uma diferença no ritmo desse crescimento. Entre esses fatores, podemos citar:

  • Aceleração do Metabolismo;
  • Alimentação Balanceada;
  • Estilo de vida Saudável;
  • Genética.

Não, não existe fórmula mágica!

Uma vez diante da verdade, fazemos a linha “aceita que dói menos” e passamos a olhar de maneira mais atenta aos fatores citados. Afinal, como posso melhorar o meu organismo e a minha rotina para que os meus cabelos respondam de maneira mais saudável?

Bom, é necessário que você adquira uma série de hábitos e cuidados específicos. O objetivo será fazer com que seus cabelos passem por um reforço na fortificação, sem quebra (principalmente das pontas), visando a saúde do couro cabeludo, bem como sua circulação sanguínea, livre de resíduos de produtos, com a oleosidade equilibrada e, obviamente, com aquele capricho com sua própria saúde.

Em resumo, temos que dar a boa notícia: é olhando mais para si, amando-se mais e reforçando seus autocuidados que seu cabelo (pele, unhas e tudo o mais) irão responder de maneira benéfica e revelarão sua beleza essencial. Se joga galera, pois isso irá fazer bem como um todo: da ponta dos pés até o último fiozinho de cabelo. Garantimos!

O meu cabelo demora a crescer. Por quê?

Infelizmente, com a correria do dia a dia e com hábitos cada vez menos saudáveis, muitas pessoas vêm notando que os sintomas do estresse vem se apresentando de maneira frequente e intensa. Um desses sintomas, sem dúvidas, é a queda de cabelo e seu enfraquecimento. Nesses casos, o melhor a fazer é marcar aquela consulta esperta com seu dermatologista de confiança, para um check-up e explanações completas sobre como proceder em seu caso específico.

Dentre os fatores a serem observados pelo profissional, estão:

  • Averiguação da taxa de Hormônios;
  • Deficiência de vitaminas no organismo, como a B12 e a vitamina D;
  • Estresse e alterações do sistema nervoso em geral (alguns casos são discretos e silenciosos, por isso, a consulta é importante);
  • Outros problemas de saúde que afetem o metabolismo;
  • Rotina inadequada de cuidados tópicos, como utilização de produtos indevidos e sem seguir as sugestões de uso fornecidas pelo fabricante.

Crescimento dos Cabelos mês a mês

Alimentação é importante!

A alimentação tem papel essencial em todo e qualquer projeto de crescimento capilar. Não adianta: cabelo cresce de dentro para fora! Ele recebe nutrientes, vitaminas e água diretamente na raiz, na hora da multiplicação celular. Para mandar tudo isso para um cabelo em formação, tem que ser por meio da ingestão de alimentos ricos nesses nutrientes e vitaminas (além, claro, da ingestão da quantidade ideal de água).

Para ter uma ideia, alimentos como a cenoura e as oleaginosas (castanhas em geral) são ricos em vitaminas A e E, portanto, vale muito a pena inserí-los em seu cardápio diário. Eles ajudam no bom funcionamento das glândulas que estimulam a formação dos fios.

E não é só isso! Também vale a pena repensar seu cotidiano e adotar uma rotina leve e saudável. Pausas para descanso, prática frequente de exercícios físicos (ao menos 20 minutos diários de caminhada já faz uma grande diferença), atenção ao estresse diário, terapias de relaxamento (cromoterapia, aromaterapia e demais terapias holísticas), etc.

Como bem diz o ditado: mente sã, corpo são. Então novamente vamos fazer aquele apelo amigo: cuide-se por completo e brilhe!

Crescimento Capilar Massagem no Couro Cabeludo

Fortalecimento capilar sem segredos!

Ok, já falamos o bastante sobre os cuidados gerais com a saúde para que possamos estimular o fortalecimento orgânico dos fios. Está na hora de falarmos sobre as rotinas de fortalecimento tópico: tudo o que você vai aplicar para deixar seus fios fortes e saudáveis!

Sim, a fibra já crescida precisa de cuidados e manutenção constante quanto à perda de nutrientes e proteínas que podem levar seus cabelos à quebra e queda por enfraquecimento. Já que enfatizamos como fortalecer lá dentro, vamos agora dar aquela força na parte “de fora”.

Para começar, vamos lembrar uma regra de ouro (que também serve para tudo na vida): tudo demais, enjoa. Pois é: atente-se para não pecar no excesso de cuidados e produtos em suas madeixas, pois todo excesso é ruim. Às vezes, no afã de fazer muito bem para os fios, você acaba sufocando-os com tanto produto, ingrediente, cuidado, vitamina e afins. Então, pega leve e vá passinho a passinho, com carinho e sem exageros.

A Reconstrução Capilar é necessária, sim, principalmente para a recuperação de cabelos danificados e fragilizados. Porém, ela deve ser realizada a cada 10 ou 15 dias, no máximo. Respeite a pausa entre as aplicações. Não corra o risco de saturar seu amado cabelinho com excesso de queratina, cisteína, arginina, proteínas e demais aminoácidos. Eles podem causar o temido “efeito rebote”.

A utilização de um shampoo antirresíduos a cada 15 dias é essencial para “desafogar” os fios dos resíduos de máscaras, cremes e leave-ins além de, claro, fazer aquele tratamento Detox básico que permite com que os fios “respirem” um pouco.

A retirada desse excesso de resíduos permite a renovação celular, que fará com que a penetração de vitaminas e nutrientes ocorra com maior facilidade pelo couro cabeludo. São diversos os benefícios para o fortalecimento do bulbo capilar e, por consequência, dos fios.

Não aplique produtos cremosos na raiz ou no couro cabeludo. A imensa maioria dos condicionadores, máscaras e finalizadores cremosos, quando aplicados na raiz dos cabelos, tendem a aumentar a produção de sebo da região e a obstrução dos poros e dos folículos capilares. Isso enfraquece tanto o bulbo que está produzindo um novo fio, quanto o fio que já cresceu e, como consequência, leva-os ao enfraquecimento, quebra e queda.

Descanso para seus fios… E para você!

Além do cuidado no abuso de produtos reconstrutores como vimos, devemos nos atentar a um velho hábito: dormir com os cabelos molhados! Eis uma prática inimiga do crescimento capilar!

A umidade na raiz dos cabelos impede que o couro cabeludo seja devidamente oxigenado durante seu repouso que, por sinal, é um dos períodos mais importantes do dia para a fase Anágena (nome do período de “produção” do cabelo novo, enquanto ainda está dentro do bulbo). Por isso falamos ali em cima sobre períodos de descanso: é quando dormimos que nosso organismo consegue ritmar alguns processos e, entre eles, o de crescimento capilar. Portanto: cabelos limpinhos, sequinhos, uma ótima noite de sono e a Rapunzel, aos poucos, irá surgir. Olha que maravilha!

Todo mundo quer saber…

Café para Crescimento Capilar
Aplicação de misturinha de café no couro cabeludo

O tal do “Shampoo Bomba” funciona?

Muitos “Shampoos Bomba”, principalmente os que podem ser comprados prontos, tendem a oferecer bons resultados sim, caso as orientações do fabricante sejam seguidas à risca. Por exemplo: um shampoo Bomba cuja indicação não é a de uso diário, não pode ser usado todo dia. Parece simples, mas muitas pessoas cometem o deslize de comprar produtos com modo específico de uso, e os usam de “qualquer jeito”. Vamos evitar o efeito-rebote e seguir o que a marca sugere, que tal? Desse jeito, garantimos a saúde dos fios e a segurança no uso dos nossos produtinhos queridos.

As receitas caseiras divulgadas amplamente na internet também podem funcionar. Tudo vai depender do que se é utilizado. O café, alguns chás naturais e óleos podem ser uma boa pedida, como por exemplo o chá de hibisco, o óleo de rícino, o óleo de coco, etc.

Não precisamos nem falar para passar longe daquele famoso concentrado de Vitamina A (de uso veterinário), né? Pois é! Nem no shampoo, nem em cremes, nem em lugar nenhum. É realmente melhor evitá-lo pois, se você pesquisar direitinho, verá que existem quantidades praticamente iguais de pessoas que alegam ter se dado bem com o tal componente e, outras, afirmam reações adversas perigosíssimas como hipervitaminose, alergias severas, além de hipersensibilidade do couro cabeludo, enfim, mil coisas. Apenas vitaminas e complementos de uso cosmético (e humano) são seguros, ok?

Importante lembrar:

Nem tudo que serve para uma pessoa, serve para outra, então, muito cuidado e discernimento nas escolhas!

Tudo que vem fácil, vai fácil. Com o cabelo também é assim?

Sim! Não tenha dúvidas. Para tudo que é vivo, existe um ciclo. Essa regra não seria diferente para os cabelos. Se você usa (e abusa) de ferramentas que aceleram o crescimento, estará acelerando também o fim do ciclo de vida do fio, afinal, o cabelo se renova também.

Crescimento Capilar e a Queda de Cabelo

A perda de até 100 fios por dia é absolutamente comum e não indica nenhum problema sério, justamente porque todos os dias nossos cabelos encerram seus ciclos e se soltam naturalmente da raiz para dar lugar aos fios novos. Por isso, faça tudo com moderação e tenha resultados mais duradouros.

Produtos de crescimento capilar na barba?

Produtos para crescimento de cabelo (no caso dos cosméticos comprados prontos, como shampoo, tônico, entre outros), geralmente não tem contra indicação e podem ser utilizados em barba sim. Mas para a sua segurança, confira sempre as indicações do fabricante e/ou seu dermatologista.

Cortar o cabelo com frequência auxilia no crescimento?

Pode ser de algum auxílio, já que quando você retira pontas duplas ou ressecadas, por exemplo, você permite que o fio continue crescendo, de forma saudável. Logo, um fio que não esteja com as pontas boas pode quebrar com mais facilidade e não manter os nutrientes na fibra capilar, já que a ponta vai se descamando e se partindo pela extensão do fio.

Cortar as pontas dos cabelos faz bem

Puerpério e crescimento capilar: como proceder?

Após 4 meses do parto é muito comum que as mulheres sintam seus cabelos caírem muito mais. Essa fase tem o nome de eflúvio telógeno e sua recuperação acontece de forma natural durante o período de 3 a 6 meses. Não é necessário o uso de estimulantes, não é preciso se assustar, tenha calma, respire fundo e curta seu baby. Tudo irá se ajeitar da melhor maneira possível muito em breve (e é como a gente cansa de ouvir: passa tãããão rápido, que sinceramente, o cabelo vira um coadjuvante num puerpério).

Apenas tenha atenção: caso o problema persista pode ser que a queda tenha uma causa diferente e daí deve-se consultar o seu médico de confiança assim que possível. Os produtos próprios para crescimento dos cabelos geralmente podem ser utilizados nesse período, porém, sem excessos e sempre após a autorização do seu médico.

E você, tem alguma dica extra? Envie para nós e vamos bater um papo bacana sobre Projeto Rapunzel!

Beleza Simples: o Portal da Beleza Descomplicada!

Você também pode gostar de:

Compartilhe nas redes sociais
0
Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Social media & sharing icons powered by UltimatelySocial

Gostou do Blog? Compartilhe com amigos!