Cabelos

Tipos de Cachos: você sabe identificar o seu?

tipos de cachos

Você passa um tempão em transição capilar e eis que chega a hora que desfrutar de seu cabelo natural. Quando vai ver, o cabelo está crescendo com um cacho “estranho”, fora do esperado. E você se depara com uma informação que nem sempre você soube: nem todo cabelo cacheado é igual!

Tipos de Cachos? Como assim?

Pois é: cada cabelo tem uma curvatura específica. Isso não é à toa, na verdade, vem da forma como as escamas tendem a se posicionar na haste. Sabemos que as cutículas são como “escamas de peixe” e estão sempre sobrepostas uma na outra, porém, elas podem se posicionar de várias maneiras, ao invés de permanecerem “retas”. É daí que o cabelo começa a ter outra forma e a isso dá-se o nome de Escamas Prismáticas.

Quanto mais entrelaçadas elas forem, maior será o grau de curvatura do fio que poderá ir desde o ondulado até o crespíssimo. Para facilitar a identificação de cada tipo de cacho, existe uma tabela que classifica as curvaturas em escalas e ela vai desde o tipo 2 (ondulados) até o tipo 4 (crespos).

CABELOS TIPO 2

Os cabelos tipo 2, geralmente, são os ondulados. Seu formato é praticamente em “S” e eles não são nem lisos, nem chegam a formar cachos. Eles têm tendência ao frizz, porém, não chegam a ser muito volumosos na maioria das vezes. Combinam com cortes bem repicados e com fios desconectados.

tipos de cachos - curvatura 2

2A, 2B ou 2C?

  • 2A – é o que mais se aproxima do liso. Possui leves ondulações e tem pouca definição e pouco volume. Costuma ter a raiz mais lisa;
  • 2B – As ondas começam bem mais próximas à raiz. Também tem um pouco mais de volume e movimento, pois formam ondas mais constantes e em maior quantidade;
  • 2C – Aqui os fios já começam a formar tipos de cacho mais largos e com mais definição do que nos tipos anteriores. Os anéis são grandes e o volume é maior. Por ter mais forma, também é o que pode apresentar mais frizz.

CABELOS TIPO 3

Neste tipo estão os cabelos cacheados. Independente do grau da curvatura, o cabelo tipo 3 forma cachos da raiz até as pontas. São muito propícios a desenvolver frizz e possuem uma tendência ao ressecamento natural bem maior do que os do tipo 2. Isso ocorre porque a oleosidade natural do couro cabeludo, para chegar nas pontas desse tipos de cachos, demora muito mais pois tem que dar muito mais voltinhas.

3A, 3B ou 3C?

3A – Tipos de cachos bem anelados, mas o que difere do 2C é o fator encolhimento. O fator encolhimento é o quanto o fio “diminui” de tamanho quando está seco.

3B – São os cachos em formato de espiral, ou seja, molinhas (como aqueles fios antigos de telefone, lembram?). Aqui o volume já se mostra e os cuidados com a nutrição e hidratação devem ser redobrados.

3C – Molinhas são bem menores e, por ter um ressecamento que começa um pouco mais próximo dos 3 dedos de raiz, o volume é certeiro! Em compensação, a definição surpreende e, claro, o fator encolhimento é super perceptível.

CABELOS TIPO 4

São os cabelos crespos e, só de dizer isso, muita gente pensa que eles não se encaixam na categoria “cachos”. Ledo engano: os crespos formam alguns tipos de cachos, sim! Nesse tipo de cabelo, o fio tanto pode formar cachos aneladinhos bem pequenos, quanto em zig-zag. É o mais fino de todos os tipos de cabelo (embora pareça o oposto)!

Como as escamas desse tipo de cabelo são beeeem entrelaçadas, elas se fecham em si de um jeito que dificulta a absorção de água e não refletem a luz como em outros tipos, ou seja, não refletem tanto brilho. Independente da curvatura, ela começa desde a raiz e sim, isso significa que a nutrição costuma ser a etapa mais adequada para manter uma bela cabeleira crespa sempre saudável!

tipos de cachos - curvatura 4- cabelos crespos

4A, 4B ou 4C?

4A – Cachos bem fechadinhos e com definição. Quando esticados, os fios 4A costumam formar um “S”, ou seja, ele encaracola bastante! Volumão é a marca registrada nessa categoria.

4B – É o tipo que o fio forma um “Z” quando esticado. Ou seja, ele forma suas mechas em um zig-zag bem fechadinho. São bem densos e o fator encolhimento é extremo: os fios demoram a mostrar seu real comprimento pois, assim que secam, ficam com praticamente 1/3 de seu tamanho real.

4C – Crespíssimo, volumoso e com cachinhos bem minúsculos. Geralmente precisam de texturização para se formarem pois, sozinhos, tendem ao frizz extremo. De todos, é o que mais precisa de hidratação, já que absorvem pouca água e a manutenção tem que ser constante. Reza a lenda que o fator encolhimento dele pode levar à redução de até 75% de seu tamanho, quando secos.

MEU CABELO MISTURA ALGUNS TIPOS DE CACHOS. PODE ACONTECER?

Sim, quando falamos de cabelos cacheados, isso pode acontecer.

Uma pessoa pode ter um tipo de cacho de forma global (em maior quantidade), ou ter mais de um tipo de curvatura em diferentes partes da cabeça.

A pele e os folículos podem variar entre os tipos de cachos de acordo com a oleosidade da região e/ou abertura para crescimento do fio. Por isso, é normal ter cachos bem menores na região das têmporas e nuca, e cachos mais abertos no topo da cabeça, por exemplo.

Como cuidar de cabelos com mais um tipo de cacho?

Calma, não precisa tratar cada tipo específico com produtos diferentes, não. As necessidades dos seus fios serão sempre as mesmas. Talvez apenas na hora de finalizar, caso você queira um efeito mais uniforme, você texturiza a região mais aberta ou capricha mais no ativador de cachos na região. Mas, convenhamos, uma cabeleira esvoaçante e com “personalidades múltiplas” tem seu charme!

Agora que você aprendeu um pouco mais sobre os tipos existentes de cabelos cacheados, diga para nós: qual é o seu tipo de cacho?

Você também pode gostar de:

 

 

produtos para cabelos crespos e cacheados left os melhores
Compartilhe nas redes sociais
0
Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Social media & sharing icons powered by UltimatelySocial

Gostou do Blog? Compartilhe com amigos!