Cabelos

SOS Cabelos Danificados: como tratar

E então você resolve mudar: escova, alisa, colore, descolore, tinge, passa chapinha e, quando vai ver, o cabelo está extremamente danificado. E agora? O que fazer?

Será que aderir à “Vitamina T”(tesoura) é o melhor? Cortar tudo e começar do zero?

Não precisa se desesperar. Existem várias formas de tratar e recuperar um cabelo que ficou elástico ou poroso. Respire fundo e leia atentamente esse post para saber como recuperar suas madeixas sem perder a compostura.

Cronograma Capilar: o primeiro passo da recuperação perfeita!

O cabelo emborrachou? Danificou? Tenha em mente que, para cabelos recuperados e saudáveis, alguns cuidados terão que ser tomados e, para isso, é super importante a organização de um cronograma capilar. Quando o fio chega na fase extrema dos danos significa que precisa de reposição urgente de água, óleos e, principalmente, de massa. Portanto, informe-se sobre esta estratégia de tratamento e monte já o seu cronograma! A seguir deixamos alguns links do Portal Beleza Simples com explicações detalhadas sobre cronograma capilar para cabelos danificados.

O Shampoo certo é uma boa pedida

Hoje em dia são inúmeras as opções de produtos para quem deseja tratar os fios danificados. Porém, uma coisa a ser considerada é: qual foi a origem do dano?

Quais os tipos de shampoos?

cabelos danificados tipos de shampoo
Escolher o shampoo certo é o ideal!

O seu cabelo está danificado por causa de procedimentos químico? Por abuso de fontes de calor? Excesso de tração mecânica (escovas, pentes e afins)? Enfim, qualquer que tenha sido o gatilho para os danos dos seus cabelos, ele pode ser a chave para a escolha do shampoo ideal. Um shampoo muito alcalino, por exemplo, pode abrir ainda mais as escamas, aumentar a porosidade e levar à quebra com maior facilidade. Portanto, opte sempre por um shampoo mais hidratante e com ativos reconstrutores que facilitem a reposição de nutrientes e proteínas desde a lavagem.

Intervalo entre as lavagens

O intervalo entre as lavagens dos cabelos também deve ser mais espaçado: lave no máximo a cada dois dias e com água morna. Evite a água quente para não danificar ainda mais seus cabelos. O ideal é que a lavagem seja o mais gentil possível.

Se o seu cabelo estiver muito ressecado e quebradiço, ao invés de utilizar o shampoo puro, misture-o com água para dissolver mais antes de aplicá-lo. Lembre-se sempre de passar o shampoo apenas no couro cabeludo, evitando o contato do produto com o comprimento e pontas (leve apenas a espuma obtida, delicadamente, para o restante do cabelo).

Turbine seus produtos de tratamento

Quando o cabelo está muito danificado ele irá precisar da maior quantidade de ativos possível! Por isso, potencialize suas máscaras com o que tiver de melhor à mão: óleos vegetais, extratos vegetais ou polpas de frutas, etc. A dica é deixar sua rotina com uma concentração maior de vitaminas, nutrientes, aminoácidos e proteínas, afim de sanar a necessidade emergencial dos fios diante dos danos. Ah! Não esqueça de misturar somente a parte de produto que será utilizada no dia!

Produtos com ação Antiemborrachamento

Atualmente o mercado cosmético já conta com bons produtos tipo “SOS” que possuem fórmulas extremamente concentradas e pensadas para trazer os fios emborrachados e elásticos de volta à vida em poucos minutos. O mais legal é que não são produtos de aplicação complexa: aplicou, pausou, enxaguou e você já consegue notar uma boa diferença! 

Atenção às escovas e pentes

Como já falamos, a tração mecânica de pentes e escovas, quando feitas da maneira errada, podem levar ao agravamento dos danos e até mesmo à quebra dos fios. Neste caso, opte pelos de cerdas bem macias e/ou espaçadas e sempre penteie das pontas para cima, delicadamente. A utilização de escovas de cerdas muito densas e duras não é recomendada, bem como pentes de dentes muito finos e juntos. Todo cuidado é pouco na hora de pentear, ok?!

cabelos danificados tipos de escova

Evite fontes de calor

Sim, parece redundante, mas é legal deixar claro: deixe seus cabelos “respirarem” um pouco de maneira natural e longe de secadores e chapinhas. O excesso de calor irá abrir ainda mais as escamas e fragilizar os fios, que podem ficar com pontas extremamente ressecadas, espigadas e quebradiças.

Corte as pontinhas

cabelos danificados - cortar as pontas do cabelo a cada 3 mesesJá que falamos sobre as pontinhas dos fios, sim, a vitamina T (tesoura) é importante, mesmo que de maneira bem discreta, para eliminar as pontas duplas (às vezes triplas, quádruplas). Essas pontas podem dar início a um processo de rompimento da fibra, estendendo-se por todo o comprimento da haste. Então, elimine essa possibilidade e garanta fios mais íntegros e fortes.

Proteção e finalização

Mais um passo importante para trazer os cabelos danificados à sua melhor forma: use e abuse de leave-ins reconstrutores e protetores em geral! Os leave-ins vão garantir a formação de uma película protetora em volta da fibra capilar que doarão mais força e resistência, além de trazer de volta o brilho, a maciez e a leveza de seus cabelos. Um cabelo poroso, geralmente, fica com pouco movimento. Utilizando o leave-in correto, os tratamentos de recuperação estarão potencializados e seus cabelos mais protegidos.

Acidificação dos cabelos

Dentro das tabelas de pH, podemos dizer que um cabelo danificado está “alcalino”. Isso significa que as cutículas estão mais abertas e precisam ser fechadas com urgência para garantir que nutrientes, água e massa permaneçam por mais tempo em seu interior.

Como equilibrar o pH do cabelo?

Uma dica essencial é “acidificar” os cabelos com algum produto de pH mais baixo. Isso vai garantir o reequilíbrio da acidez dos fios.

Opção boa e barata para acidificar os fios

cabelos danificados vinagre de maçã
Vinagre de maçã: da cozinha para os cabelos!

O vinagre de maçã costuma ser uma ótima pedida em casos assim e é uma opção de fácil acesso e barata! A forma mais indicada de uso é:

  • Diluir 3 colheres de sopa em um copo cheio de água fria;
  • Jogar essa mistura nos cabelos no último enxágue da lavagem. Ou seja, após a retirada de alguma máscara de tratamento. Em dias de reconstrução capilar é o ideal;
  • Deixar agir por 5 minutos e enxaguar com água fria abundante até que o cheiro esteja mais suave.

Se o cheiro do vinagre não agrada, é hora de descobrir as opções de acidificantes que o mercado cosmético já oferece. O importante é fazer uma acidificação ao menos uma vez na semana, até sentir seus fios mais selados e macios, com as cutículas melhor condicionadas e com o brilho voltando.

Tratar sempre!

Seguindo essas dicas com rigor e muito carinho, você sentirá que aos poucos seus cabelos estarão novamente incríveis e saudáveis. A melhor parte é que, como os tratamentos requerem uma boa frequência durante o processo de recuperação, a organização de uma rotina posterior será muito mais fácil. Assim, você faz dos tratamentos capilares um hábito preventivo para que num futuro dano nenhum mais te cause medo. Experimente e comprove!

Gostou das nossas dicas? Compartilhe e deixe o seu comentário!

reparo absoluto left para cabelos danificados
Siga-nos!
RSS1k
Follow by Email76
Facebook0
Twitter2k
LinkedIn768
Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Curtiu? Compartilhe!