Tutoriais e Receitas

Receitas de Caldos Deliciosos para o Inverno

Nos últimos dias, ao que parece, o inverno resolveu bater à porta e chegou de mansinho… principalmente nas regiões Sul e Sudeste do País, né?! E, com as temperaturas mais baixas, impossível não apelar para receitinhas práticas e bem quentinhas para manter o corpo aquecido. No post de hoje vamos indicar 4 Receitas de Caldos práticas, saborosas e que vão aquecer até mesmo os corações mais gelados neste inverno. E pode confiar: todas as receitas de caldos foram testadas e aprovadas por aqui. Tome nota e bom apetite!

Receitas de Caldos: Agrião com Couve-Flor para espantar a gripe
    Agrião com Couve-Flor é ótimo para espantar a gripe!

Sopa “Xô Gripe!” de Agrião com Couve-flor

Ingredientes

  • 1 maço de agrião médio;
  • 1 buquê pequeno de couve flor;
  • 1 ½ litro de caldo de legumes (dê preferência aos caseiros, mas se não for possível, dissolva 2 tabletes de caldo já pronto nessa medida de água);
  • Pimenta a gosto (pimenta branca fica PERFEITA nesta receita);
  • Sal a gosto (somente se necessário, pois se utilizar os tabletes prontos de caldo, pode ficar muito salgado);
  • Salsinha e cebolinha para finalizar, a gosto.

Modo de preparo

Misture a água com o caldo em uma panela, junte a couve-flor e deixe cozinhar até que ela fique bem macia. Retire do fogo e bata a mistura toda no liquidificador (ou utilize um mixer para bater). Dica do Portal Beleza Simples: pique bem a couve-flor antes de cozinhar para ficar mais fácil de bater depois. Junte o agrião e continue batendo. Volte a panela ao fogo médio e deixe ferver até que vire uma sopa consistente. Acerte o sal. Sirva quente com salsinha e cebolinha bem picadinhos.

Benefícios extras além do sabor: o agrião possui propriedades desintoxicantes e expectorantes, o que torna essa sopinha ideal para espantar qualquer resfriado que queira se aproximar. A couve-flor é riquíssima em vitaminas, principalmente a Vitamina C, que também é excelente na prevenção de gripes e resfriados.

As Receitas de Caldos são ótimas para pessoas que precisam de uma forcinha na imunidade e que não tenham muita prática na cozinha, pois, basicamente, para prepará-los é necessário apenas picar os ingredientes, cozinhar e/ou refogar e misturar tudo no fogão. Fácil, não é verdade?

Receitas de Caldos: Caldo Verde, o clássico

Caldo Verde: um clássico inseparável dos dias frios

Ingredientes

  • 4 batatas médias;
  • 1 tablete de caldo de galinha (novamente, se possível, dê preferência a caldos caseiros);
  • 1 colher (sopa) de óleo;
  • 5 xícaras (chá) de água;
  • Meio maço de couve manteiga cortada em tiras;
  • 1  gomo de linguiça calabresa defumada cortada em rodelas fininhas;
  • Sal e pimenta a gosto (nesse caso, a pimenta calabresa fica ótima).

Modo de preparo

Na panela de pressão coloque a batata, o caldo de galinha, o óleo, a água e uma pitada de sal. Cozinhe tudo junto por cerca de 10 minutos após a panela começar a chiar. Confira se a batata já está desmanchando. Bata tudo no liquidificador ou utilize um mixer para deixar a mistura homogênea. Mais uma vez, nossa dica é picar bem as batatas antes de cozinhar para facilitar seu desmanche na mistura.

Volte para uma panela e leve ao fogo médio. Acrescente as rodelas de calabresa e ferva mais um pouco, até que o caldo pegue consistência. Desligue o fogo e adicione a couve manteiga picadinha, acerte o sal e adicione pimenta a seu gosto. Sirva bem quente e, na hora de servir, coloque um fio de azeite ou croutons.

O Caldo Verde, além de delicioso, é super fácil de fazer e também é fonte de Vitaminas do Complexo B, sais minerais, Vitamina E e proteínas. Uma força a mais para o sistema imunológico ficar fortalecido para a nova estação.

Receitas de Caldos: Mandioca com Gengibre - termogênica

Caldo de Mandioquinha com Gengibre: nutritivo e termogênico

Ingredientes

  • 1 kg de mandioquinha;
  • 1,4 litros de água;
  • 3 colheres (sopa) de cebolinha picadinha;
  • 2 dentes de alho;
  • 1 colher de gengibre em pó;
  • 1 caixinha de creme de leite;
  • Sal e pimenta a gosto.

Modo de Preparo

Em uma panela comum coloque a mandioquinha com a água e o sal. Leve para ferver por cerca de 30 minutos (até que ela fique bem macia, desmanchando). Bata (em um liquidificador ou com um mixer) a mandioquinha cozida com a água que sobrou na panela. Reserve a mistura.
Em outra panela refogue o alho com um fio de azeite. Quando estiver dourado junte o caldo de mandioquinha reservado e deixe ferver em fogo baixo por 10 minutos (ou até que perceba o caldo mais consistente). Desligue o fogo e acrescente o creme de leite e o gengibre em pó, mexendo até que tudo se incorpore. Acerte o sal e adicione pimenta a gosto. Acrescente a cebolinha picadinha e sirva imediatamente, bem quentinha.

Essa receita de caldo é diferente (imagine a consistência que fica com o creme de leite!) e é uma ótima pedida para turbinar o metabolismo e manter o corpo aquecido por muito mais tempo. O Gengibre possui características termogênicas e a mandioca possui bastante potássio, que age como um regulador dos estímulos elétricos do coração e também auxilia na transformação dos carboidratos em glicose, na reconstrução dos músculos e na síntese de proteínas! Que delícia!

Receitas de Caldos: Abóbora com Carne Seca

Caldo de Abóbora com Carne Seca

Ingredientes

  • 1 kg de abóbora;
  • 1,5 litro de água (ou o caldo de legumes caseiro, fica ainda melhor);
  • 1 cebola grande picada;
  • 2 dentes de Alho;
  • 300g de carne seca desfiada (dessalgada);
  • Cebolinha verde picada;
  • Queijo minas ralado grosseiramente;
  • Sal e pimenta a gosto.

Modo de Preparo

Cozinhe a abóbora com a água e o sal (ou no caldo de legumes, caso tenha) até que ela fique macia. Em seguida, bata no liquidificador ou com um mixer e reserve. Em outra panela, refogue a carne seca desfiada com a cebola, o alho picado, sal e pimenta a gosto (lembre que a abóbora também foi cozida no sal, então vá adicionando em pitadas e deixe para acertar no final a quantidade maior). Depois que a carne já estiver sem umidade, adicione o caldo de abóbora batido. Aguarde levantar fervura e vá observando a consistência do caldo até que esteja a seu gosto. Acerte o sal, a pimenta, adicione a cebolinha e o queijo ralados e sirva ainda quente.

Receitas de Caldos: para todos!

E você, também curte caldinhos e sopinhas bem simples para os dias mais frios? Além de nutritivos, os caldos também são uma opção com baixa caloria, alta concentração de vitaminas, sais minerais e são aliados na hora de deixar o organismo preparadíssimo para o frio, turbinando a resistência, acelerando o metabolismo e garantindo sabor e conforto em qualquer refeição!

Conte aqui embaixo nos comentários quais são os seus caldinhos favoritos e divida receitas e dicas também! Adoramos testar novidades =D

Você pode gostar também de:

Compartilhe nas redes sociais
error0
Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Social media & sharing icons powered by UltimatelySocial
error

Gostou do Blog? Compartilhe com amigos!