Cabelos

Pontas duplas, secas e ralas: como lidar?

Pontas Duplas como cuidar

Cuidar das pontas dos cabelos é uma tarefa que exige bastante atenção, não é mesmo? Principalmente porque elas podem virar pontas duplas, triplas… As pontas são as partes mais frágeis do fio e também são as que mais sofrem com baixa hidratação, quebra, partição e fragilidade. Porém, com algumas mudanças nos cuidados, é possível manter a saúde dos seus cabelos!

Quer saber como? Então continue conosco e acompanhe nossas dicas!

A limpeza correta passo a passo

Antes da lavagem com shampoo

Um importante passo na rotina de cuidados de quem sofre com pontas ressecadas, duplas ou muito ralas, é o pré-poo. Ele é um tratamento que visa cuidar do comprimento e pontas dos seus cabelos antes da lavagem com shampoo. O pré-poo protege seus fios dos efeitos nocivos dos produtos “detergentes”, principalmente os que contenham sulfato.

O passo a passo é bem simples:

  • Antes de lavar os cabelos, nos fios ainda secos, aplique um óleo vegetal de boa qualidade somente nas pontas. Opte, de preferência, pelo óleo de coco ou óleo de rícino;
  • Deixe agir por pelo menos duas horas;
  • Lave os cabelos como de costume.

óleos para pree poo

Usando o Shampoo

Na hora de lavar, mais um ponto de atenção: shampoo é aplicado apenas na raiz! Não aplique o produto no comprimento e, muito menos, nas pontas. Qualquer que seja o ativo de limpeza do shampoo, ele limpa muito os fios e tira um pouco mais além da sujeira. Tira, por exemplo, a hidratação e a oleosidade natural das regiões mais sensíveis (sim, as pontas). Aplique o produto no couro cabeludo, massageie bem até formar espuma e leve para o comprimento, delicadamente, para que a limpeza dessa região seja feita apenas com a ação da espuma, de maneira mais delicada.

Após o Shampoo

Após a lavagem, capriche no condicionador e na máscara de tratamento. Dependendo do seu tipo de cabelo, utilize um bom finalizador afim de “blindar” as pontas dos danos diários. Utilizando os produtos certos, seus fios ficarão sempre mais selados por toda a haste, e as pontas sofrerão bem menos.

como lavar os fios com shampoo corretamente

Fonte de calor? Proteja sempre!

Secador, chapinha e babyliss fazem parte da sua vida? Para manter os fios saudáveis e evitar que as pontas fiquem desnutridas, ressequem e se rompam, é importante o uso de bons protetores térmicos. Se possível, utilize algum com fórmula siliconada (silicones insolúveis) e sempre reaplique algumas gotas dele nas pontas dos fios durante o dia, quando sentir que os cabelos estão tendendo ao ressecamento.

Lembrando que na hora de secar e modelar seus cabelos, o ideal é utilizar temperaturas sempre moderadas (nada de deixar quente “no máximo”) e secador com uma distância mínima de 20cm dos fios. Assim, suas pontas ficarão mais preservadas e por muito mais tempo.

Reconstrução Capilar se possível!

Para cabelos com tendência de pontas fracas, a reconstrução capilar é um dos passos mais importantes da rotina, como já dissemos neste post. Uma vez a cada 15 dias, pelo menos, tente utilizar uma máscara rica em proteínas para repor a massa perdida e selar as cutículas dos fios.

Uma dica bem bacana e que faz muito bem para as pontinhas, é utilizar umas gotas de vinagre de maçã na sua máscara de reconstrução. O vinagre acidifica a fibra e mantém o pH equilibrado, as cutículas juntinhas e ajuda a fixar a proteína no fio!

Pontas muito rompidas: e agora?

Você verificou que seus fios estão com muitas pontas duplas e nenhum tratamento está fazendo mais efeito. E agora? Vitamina T (tesoura) nelas. Mas calma, você não precisa abrir mão do comprimento dos fios para isso. Hoje em dia, diversas técnicas de corte permitem que você elimine as pontas duplas sem precisar mudar seu corte ou deixa-lo muito mais curto do que deveria.

corte bordado tira pontas duplas?
O corte bordado é uma ótima opção para retirar pontas duplas. No cabelo da foto: reconstrução capilar + corte bordado. Fonte: divulgação.

 O corte bordado é um bom exemplo disso! Ele elimina as pontinhas em milímetros, selando e fortificando a região, sem tirar absolutamente nada do comprimento dos seus cabelos. É como se fosse uma “cauterização” das pontas e, acredite, diminui muito menos o tamanho do que quando deixamos a quebra e as pontas duplas agravarem.

Você pode gostar também de:

Compartilhe nas redes sociais
error0
Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Social media & sharing icons powered by UltimatelySocial
error

Gostou do Blog? Compartilhe com amigos!