Cabelos

Dicas para uma escova PERFEITA!

Ah, a escova! Esse tipo de finalização é sempre uma mão na roda para quem tem cabelos lisos naturais (mas com fios bem rebeldes), cabelos alisados e, até mesmo, para quem possui madeixas enroladinhas e queiram mudar o visual por algumas horas ou por dias. A escova é feita para facilitar o dia a dia e deixar os fios mais comportados, selados e brilhantes. Para um ótimo resultado, porém, algumas regrinhas e cuidados precisam ser seguidos. Vamos entender como fazer uma escova magnífica? Siga nossas dicas para uma escova perfeita!

Regra de ouro: cabelos limpos e protegidos!

Sim: uma escova perfeita requer fios bem limpos, leves e soltos. Para iniciar, lave os cabelos com xampu (pelo menos duas vezes, para retirar bem os resíduos). Os cabelos bem limpos vão segurar melhor a modelagem.

Para que o resultado seja bem soltinho, aplique o condicionador apenas nas pontas e, em seguida, lave novamente com um xampu hidratante. Mas atenção: nessa última lavagem, espalhe o xampu rapidamente pois é apenas para tirar a oleosidade excessiva deixada pelo condicionador.

Com os cabelos lavados e desembaraçados, vem o passo mais importante: um bom leave-in com proteção térmica. Muitas pessoas erram nesse estágio pois acham que, quanto mais produto, mais fácil a escovação. Portanto, fique de olho na quantidade e aplique apenas o ideal para envolver e proteger os fios, mas sem pesá-los. O cabelo precisa de movimento para ficar natural.

Depois, comece a secar as madeixas utilizando apenas o secador, até que a maioria da umidade tenha sido retirada. Com os cabelos mais enxutos, a escovação será mais rápida e não cansará tanto seus braços. Apenas atenção ao seu tipo de cabelo: se forem muito cacheados ou crespos, para facilitar a remodelagem será preciso um pouquinho mais de umidade (até mesmo para evitar o embaraço e a quebra dos fios).

Dicas para uma escova perfeita!

Hora da Escova!

Depois dos cabelos lavados, protegidos e já quase secos, vamos à escovação em si. Para realizá-la não tem muito segredo, mas alguns truques irão tornar o processo mais prático:

  1. Divida os cabelos em duas partes: uma deve ficar sobre o ombro direito e a outra sobre o esquerdo, como se fosse pentear duas “maria-chiquinhas”. Desta forma será mais fácil esticar os fios, trazendo-os para a frente;
  2. Se o cabelo for curto, o processo deve ser feito do topo da cabeça para baixo.

Dicas para Cada Tipo de Cabelo

Cada tipo de cabelo exige cuidados, utensílios e técnicas diferentes, como podemos ver:

  • Lisos – Prefira escovas grandes, que irão levantar a raiz e aumentar a durabilidade do penteado. A escova do tipo raquete pode ser usada para dar volume na raiz ou em cabelos curtos, que não têm comprimento suficiente para serem enrolados na escova redonda. Levante a raiz com a escova enquanto passa o secador a uma distância de pelo menos dois dedos dos fios. Em seguida, segure a mecha por cima da escova e deslize até a ponta. Basta passar o secador uma vez em cada mecha para conseguir o efeito polido, já que os fios lisos têm maior facilidade de modelagem e selagem das cutículas;
  • Ondulados – Para alisar e manter o movimento, escolha as escovas médias. Os modelos térmicos (aqueles que têm a haste em metal), ajudam a manter o calor e deixam o processo mais rápido. Se os fios forem grossos, prefira uma escova que segure bem na hora de deslizar as mechas. Você provavelmente vai precisar esticar cada mecha ao menos duas vezes para ter os fios lisos, sem perder o balanço;
  • Crespos – As escovas de cerdas naturais são as ideias para esse tipo de cabelo. Dê preferência às escovas redondas e de cerdas bem firmes. Enrole uma mecha na escova e estique enquanto aplica o calor do secador. Repita na mesma mecha até perceber que o cabelo está bem seco e modelado. Se os cabelos ficarem um pouco úmidos depois da escova, eles vão ficar com frizz em minutos, portanto, atenção e capricho!

Finalize Corretamente

Escova feita, fios bem secos, frizz bem longe… Acabou? Ainda não! Vamos arrematar com uns toques finais que garantirão brilho, reidratação e durabilidade maior. Para isso, use um spray fixador de cabelos para que a escova dure muito mais tempo. Se mesmo seguindo todas as dicas você continuar com um pouco de frizz ou eletricidade exagerada, talvez seja hora de cortar um pouquinho o cabelo e adotar um Cronograma Capilar rigoroso, pois provavelmente seu cabelo está poroso.

Não ficou bom, o que pode ser?

A porosidade e os fios danificados dificultam o resultado de uma boa escova e, como sabemos, não dá pra ter fios lindos sem cuidar, não é mesmo? Reparadores de pontas, silicones e óleos maquiam o problema, mas não por muito tempo. Um cabelo bonito é, antes de mais nada, um cabelo saudável.

Um corte nas pontinhas periodicamente vai ajudar a turbinar os cuidados com suas madeixas e deixá-las sempre incríveis! Nós recomendamos fazer o corte pelo menos a cada 3 meses.

E você, também toma esses cuidados para caprichar na sua escova?

Compartilhe nas redes sociais
0
Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Social media & sharing icons powered by UltimatelySocial

Gostou do Blog? Compartilhe com amigos!