Seu Mundo, Seu Jeito

Dicas para crises de Ansiedade e situações adversas

Não podemos negar que, nos dias atuais, está cada vez mais difícil manter uma vida calma, tranquila e 100% equilibrada. As informações são muitas, os ritmos de trabalho são insanos e cada dia que passa parece que as preocupações se acumulam, causando diversos problemas como ansiedade, desânimo, insônia, raiva e tantos outros sentimentos que não são nada saudáveis para a nossa saúde física e mental.

Pensando nisso, montamos este post para falar diretamente com você, que precisa dar uma pausa (nem que seja de alguns minutos). Retomar o foco, o ânimo e a fluidez na vida é essencial para seguir. E entendendo como você se sente, você também passa a entender como contornar os diversos incômodos que aparecem sempre. Que tal olhar-se um pouco e adotar alguns gestos simples que irão te ajudar no dia a dia a lidar com sentimentos e sensações ruins?

A Importância da Respiração

É raro encontrar alguém que saiba “respirar corretamente”. É isso mesmo: nós respiramos errado! E uma pausa para alinhar a sua respiração é essencial, principalmente em momentos de ansiedade, pânico e raiva. O passo a passo é o seguinte:

  • Inspire o ar devagar e calmamente, tomando o cuidado de sentir a respiração inflando a sua barriga (e não o tórax, que é por onde costumamos respirar);
  • Segure o ar inspirado por alguns segundos (de 3 a 4), sinta-o na região pélvica, circulando;
  • Lentamente, comece a soltar o ar aos poucos, contraindo a barriga enquanto expira. Devagar, sem pressa;
  • Mantenha o relaxamento após todo o ar ter saído, sem inspirar novamente, por mais 4 segundos. E então, volte a inspirar o ar calmamente.

ansiedade e raiva - respire fundo gif

Dica: fazer esse exercício de respiração por 8 ou 10 vezes, até que sinta que o seu corpo já está relaxado e novamente pronto para voltar às tarefas do dia. Não leva mais que 3 minutos e faz uma enorme diferença no corpo e na mente. Repita esse exercício sempre que precisar, especialmente em momentos em que a ansiedade quer dar as caras!

Mantenha a postura!

Quando estamos reativos, com ansiedade, raivosos ou com medo, tendemos a manter nosso corpo em posições contraídas. Isso pode piorar consideravelmente os sintomas. Um bom exercício para aliviar é esticar o corpo, calmamente, levando-se cada vez mais a uma postura alongada e relaxada, mais aberta Para isso, quando sentir que precisa desacelerar e lidar com esses sentimentos ruins, siga o passo a passo:

  • Sente-se ou deite-se de maneira confortável, onde puder;
  • Estique as pernas. Sinta seus dedos dos pés alongando até onde puder levá-los. Depois de esticar bem, relaxe. Repita esse movimento de alongar as pernas desde a coxa até os dedos dos pés por mais três vezes;
  • Sinta o relaxamento subir para o tronco. Relaxe a barriga e mantenha o tórax reto, alinhado, de peito aberto;
  • Abra os braços até sentir os dedos das mãos bem esticadinhos, em abertura de abraço. Relaxe os braços e repita o movimento por mais 3 vezes;
  • Sinta seu pescoço esticar: deite a cabeça para um lado, depois para o outro, sentindo toda a musculatura da região alongar. Faça esse movimento lentamente, sem pressa, para soltar toda a tensão que se acumula desde os ombros;
  • Depois do alongamento, basta lembrar de manter-se em postura ereta e não deixar que os sentimentos te “contraiam” novamente. Corpo alongado, peito pra fora e sorriso no rosto são ótimos remédios!

Movimente-se!

O movimento ajuda a arejar a cabeça (sim, há uma maior oxigenação quando você realiza uma caminhada, por exemplo), distrair os pensamentos e acalmar. Por isso, sempre que sentir-se em uma situação estressante, levante-se e saia do ambiente onde está. Beba um pouco de água, bem devagar e tente ir para algum ambiente levemente iluminado. Coloque uma música calma e de preferência instrumental. Se tiver com o celular ou o computador por perto, tente fazer um relaxamento guiado.

Dica: normalmente o sentimento de raiva ou ansiedade tende a passar entre 10 a 15 minutos após você se afastar da situação que a causou. Portanto respeite-se, não se exponha mais do que precisa à situação e dê-se um tempo para deixar a poeira abaixar. Leve a próxima dica como um mantra:

como lidar com problemas

Aceite-se!

Ter raiva, ansiedade ou dias ruins é inerente a todo ser humano. Não é errado, portanto, não se julgue, não se culpe e trate-se com paciência e carinho sempre que precisar. Você pode se dar colo, deve se abraçar, como faria com alguma pessoa muito querida que estivesse precisando de você.

a ansiedade e a depressao afetam muita gente - grafico

Aceite-se como é e lembre-se que nem sempre os dias serão bons… E tudo bem! Dias ruins servem para ensinar um montão de coisa e eles sempre passam! Você não precisa se identificar com o sentimento de raiva, mas não lute contra ele: sinta, aceite, esteja aberta a entender o que esse tipo de situação tem a lhe ensinar e depois desapegue-se desse sentimento pouco a pouco, até que a alegria e a disposição voltem aos poucos.

A hora de procurar ajuda

A ansiedade e a raiva podem ser sintomas de outros problemas mais sérios ou até mesmo desencadear transtornos. Por isso, caso sinta que nada parece “dar jeito”, consulte um psicólogo, não tenha vergonha. Pedir ajuda profissional é o primeiro passo para uma vida mais tranquila… e feliz! 

quais sao os sintomas físicos e cognitivos da ansiedade
Os sintomas da ansiedade: muito mais do que se imagina. Fonte da ilustração: desconhecida.

TOP 5 Melhores Apps para controlar as emoções, meditar e relaxar

5 minutos

O aplicativo é todo em português e foi criado pela ONG “Mãos Sem Fronteiras”. A proposta principal é a de obter um relaxamento revigorante em apenas 5 minutos, mesmo em meio a correria do dia a dia. Disponível gratuitamente para Android e iOS.

Zen

Primeiro aplicativo brasileiro de meditações guiadas, o Zen foi criado pela blogueira e YouTuber Juliana Goes. O app super completinho oferece um conteúdo que vai desde reflexões, trilhas sonoras, vídeos para relaxamento e termômetro de emoções, até meditações guiadas que são feitas pela própria Juliana. Cada módulo serve a um propósito diferente, como para ter mais disposição, alívio do estresse ou mesmo para todas as horas. Disponível para Android e iOs.

Medite.se

Este aplicativo é um dos preferidos tanto entre os praticantes assíduos de meditação, quanto entre aqueles que ainda estão começando. O app foi criado por brasileiros e tem narração de Tadashi Kadomoto, terapeuta transpessoal. Em português e totalmente gratuito. Disponível para iOS e Android.

Breathe2relax

Esse app é especialmente pensado para ser utilizando no ápice de um momento de ansiedade ou estresse. Baseia-se no controle da respiração diafragmática para o aumento da calma. A ferramenta foi criada pelo Centro Nacional de Telessaúde e Tecnologia e traz orientações sobre como fazer exercícios de respiração profunda em sessões que podem ser musicadas. O Breathe2Relax ajuda o usuário a limpar a mente, estabilizar o humor e controlar a raiva e a ansiedade. Disponível gratuitamente em iOS e Android.

Sons para Dormir

Esse app reproduz barulhos calmos, como os da chuva caindo sobre telhados, folhagens, água corrente, etc. O som tem o poder de acalmar e trazer a sensação de aconchego. Quando estamos estressados e ouvimos o barulhos lentos, naturais e calmos, nosso cérebro entende a mensagem de que tudo ficará bem. Foi pensando nisso que a equipe da Relaxio uniu, com muito bom humor, elementos e sons que transmitam essa sensação de relaxamento e paz, principalmente em momentos de estresse e insônia. Disponível gratuitamente para iOS e Android.

 

E aí, curtiram as dicas? Tem algo extra que você faz e pode compartilhar conosco?

 ansiedade viva um dia de cada vez1

Você pode gostar também de:

 

Compartilhe nas redes sociais
0
Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Social media & sharing icons powered by UltimatelySocial

Gostou do Blog? Compartilhe com amigos!