Cabelos

Dia a dia dos cabelos: cuidados básicos

Muito se fala sobre tratamentos para cabelos: hidratação, cronograma capilar e etc. Porém existem algumas ações que podemos fazer (ou cuidar para não fazer) que nos ajudam a preservar a saúde e a integridade dos fios. Hoje falaremos destes cuidados para cabelos saudáveis!

Como pentear os cabelos?

Por incrível que possa parecer, muita gente erra nesse passo tão presente no dia a dia. Você sabia que não é indicado pentear os fios no sentido da raiz às pontas? O correto é começar por baixo e aos poucos ir desembaraçando até chegar na raiz. Isso evita que o fio se rompa!

Dica extra: para cabelos difíceis de desembaraçar, opte sempre por penteá-los após ou durante a lavagem. Caso seja na lavagem, ao aplicar o condicionador, passe os dedos entre os fios para começar a soltá-los. Depois, com um pente de dentes largos, inicie pelas pontas até estar totalmente desembaraçado. É possível também pentear os fios após a aplicação de um leave-in cremoso.

Enxugando os cabelos

Após a lavagem do cabelo, muitas pessoas, pela praticidade, optam por enrolar a cabeça na toalha para secar os fios. Sabe quais são os riscos?

  • “Sugar” os produtos de tratamento aplicados, diminuindo a sua eficácia;
  • Quebra/rompimento do fio;
  • Frizz desenfreado;
  • Proliferação de bactérias ou fungos (lembre-se que eles adoram um ambiente úmido e abafado).

Caso você não possa deixar seus cabelos secarem ao natural, opte por uma touca de microfibra.

não enrole o cabelo na toalha, use touca de microfibra

Prendendo o cabelo

Para as adeptas de madeixas longas, prender os fios no verão é quase que obrigatório. Afinal, ninguém merece passar calor e ter os fios “grudando” na pele. Mas, para que esse ato não seja prejudicial, faça coques ou rabo de cavalo sempre frouxos. Assim como enrolar os fios molhados com toalha, prender o cabelo de maneira muito firme, pode fazê-lo romper.

não prenda os cabelos com elástico apertado

Retoque de químicas

Faz alisamento ou coloração? Quando chegar a hora do retoque, faça-o apenas na raiz. Quando você aplica uma química mais de uma vez na mesma região do fio, é possível que ele “afine”, além de provocar danos. Sabe quando o cabelo parece ralo, com pontas fracas e quebradiças? Essa pode ser uma das causas!

o retoque de química nos cabelos deve ser feito somente na raiz

Pré poo

Cada vez mais conhecido, o pré poo é o procedimento indicado para a proteção das pontas dos seus cabelos.
Como o shampoo costuma retirar resíduos dos fios, em pontas duplas ou ressecadas (portanto mais frágeis), pode levar também nutrientes. Para prevenir, faça o pré poo.

Como fazer o pré poo

Separe um óleo 100% vegetal e aplique abundantemente nos cabelos secos  pelo menos duas horas de lavar os fios. Deixe agir nesse período e só depois proceda normalmente com a lavagem. Faça conforme sentir necessidade, inicialmente indicamos duas vezes na semana.

  • cuidados capilares básicos no dia a dia - como fazer pre poo - passo 1

Quais os óleos que posso usar no pré poo?

Qualquer um que seja 100% vegetal, ou seja, sem minerais, sem industrializados. Confira na imagem as sugestões dos óleos mais usados para pré poo.

Proteção Térmica

Usar secador e chapinha com danos mínimos é possível? A boa notícia é que sim, é possível!
Para evitar ressecamento ou até mesmo quebra e pontas duplas, jamais utilize estes aparelhos sem ter aplicado um bom protetor térmico (seja em creme ou líquido). Cuide também da temperatura, se não estiver realizando algum processo químico, utilize uma temperatura média.

Rotina

Como já falamos algumas vezes, a alimentação é o ponto principal de tudo que se refere à saúde. Incluímos aqui também a saúde capilar. Se alimentar bem proporciona um bom funcionamento do organismo para a produção de tudo que é necessário para o estímulo do crescimento capilar, de unhas, e renovação celular.

Outro ponto muito importante na rotina é o descanso. É enquanto dormimos que nosso organismo se regenera. Por isso, não abra mão de uma boa noite de sono. Ainda nesse quesito, podemos citar as situações de estresse, temos que evitá-las ao máximo. Parece difícil, mas incluir atividades físicas, por exemplo, libera endorfina – substância que proporciona “prazer” – e permite dias mais tranquilos.

CUIDADOS BASICOS DOS CABELOS: ALIMENTAR-SE BEM É ESSENCIAL

Você pode gostar também de:

Compartilhe nas redes sociais
error0
Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Social media & sharing icons powered by UltimatelySocial
error

Gostou do Blog? Compartilhe com amigos!