Cabelos

Detox Capilar: saúde para os cabelos

Você tem notado que em estações extremas seu cabelo reage de maneira diferente? Acumula suor, resíduos, toxinas, apresentando aspecto opaco, toque rígido e parece que resseca tanto que nada dá jeito? Então, antes de apelar para a tesoura, vem com a gente, falaremos de uma das possíveis soluções: o detox capilar.

O que é Detox Capilar?

O Detox Capilar é um tratamento que auxilia na oxigenação e na remoção de resíduos químicos dos fios (de origem cosmética ou fisiológica). O objetivo é a purificação e a renovação das células desde o couro cabeludo até a pontinha dos fios. O Detox Capilar pode ser feito em casa ou em um salão que conte com um profissional que entenda a delicadeza e a necessidade desse tipo de procedimento em cada tipo de cabelo.

Quais as diferenças entre o detox e a esfoliação capilar?

A esfoliação capilar funciona como um “peeling” e é bem parecida com a esfoliação que costumamos fazer no rosto/pele. Geralmente, é realizada com produtos mais “agressivos”, que possuem grânulos ou esferas que farão o papel de limpar profundamente e estimular a renovação celular.

A diferença da esfoliação para o detox capilar é que ela é passo único, podendo ser mais forte e provocar até mesmo o ressecamento dos fios. Já o detox é uma rotina, um “tratamento completo” que envolve mais que o processo de retirada de resíduos: da lavagem com shampoo até a hidratação e condicionamento. Se fosse para fazer uma comparação, a esfoliação seria o passo da aplicação de argila no detox (abaixo falamos sobre cada passo).

Quais os possíveis efeitos do Detox nos cabelos?

Com a retirada dos resíduos e a desintoxicação do couro cabeludo, os resultados tendem a ser fios mais leves, brilhantes, com movimento, pontas mais unidas, oleosidade equilibrada e queda controlada. E como estamos falando de oxigenar a circulação no couro cabeludo, pode ter certeza que os fios também tenderão a crescer mais fortes e saudáveis.

Parece um tratamento forte… Cabelos mais ressecados, crespos ou cacheados, podem fazer?

Claro que sim! Aliás, não só pode como DEVE! Os cabelos ressecados, crespos ou cacheados precisam, geralmente, de uma grande quantidade de finalizadores para manter volume, forma e modelagem. Quanto mais finalizadores, mais resíduos. Logo: a retirada desses resíduos deve ser feita sempre que os fios apresentarem um ressecamento e opacidade maiores que o normal, que não se resolvem com tratamentos ou cremes. O Detox agirá na remoção de tudo que não é bom e também na renovação capilar, que doará mais saúde desde o couro cabeludo, preparando os cachinhos para novos tratamentos (ativa a melhor absorção de ativos, olha que maravilha!).

Quais os “ingredientes” perfeitos para um bom detox caseiro?

detox capilar - benefícios principais

Atenção à frequência!

Como tudo na vida: o que vem em excesso, é prejudicial. Com o Detox não é diferente. Sim, sabemos que ele proporciona um efeito magnífico aos fios e queremos o cabelo assim todo dia, mas é importante ter em mente que a frequência certa garantirá resultados cada vez melhores e progressivamente duradouros. Por isso:

  • Se você tem fios com tendência à oleosidade, uma vez a cada 15 dias é uma boa rotina;
  • Para fios mais ressecados, uma vez ao mês é o suficiente.

Em frequência maior, o detox capilar pode acarretar em um efeito rebote com a aceleração da produção de oleosidade, descamação do fio e aumento do frizz.

Couro cabeludo irritado? Melhor esperar!

Se o couro cabeludo estiver apresentando vermelhidão, descamação, feridas e alergias, é melhor esperar que ele se cure antes de partir para um detox capilar. Como os ativos de um bom detox tendem a ser super alcalinos, eles podem ativar ainda mais esse tipo de reação incômoda e piorar os sintomas.

Ah! Importantíssimo: se o couro cabeludo está com problemas, não deixe de consultar um dermatologista para o tratamento correto.

E como fazer o Detox, afinal de contas?

Parece difícil, mas temos algumas dicas:

1.  O Shampoo

Primeiro, escolha produtos específicos para essa finalidade (de fazer detox capilar). Se você usa produtos com sulfatos, pode lançar mão tranquilamente do seu antirresíduos favorito para começar o ritual.

Se não utiliza sulfatos, o ideal são ingredientes caseiros que possam fazer a remoção dos resíduos e do excesso de oleosidade de maneira natural como:

  • limão;
  • bicarbonato;
  • chá de gengibre;
  • alecrim;
  • hortelã.

Massageie MUITO o couro cabeludo e reaplique o produto de limpeza mais de uma vez, até que sinta os fios limpos e preparados para o tratamento posterior.

2. As Argilas

detox capilar - argilas

A argila é um ótimo ingrediente para ativar os benefícios do Detox. Mas lembre-se de aplicá-la após o enxágue dos fios e apenas na raiz (aplique com um pincel, de preferência). A argila promoverá a renovação celular, a esfoliação do couro cabeludo, o fortalecimento da raiz e o equilíbrio da oleosidade. Deixe agir de 15 a 20 minutos e enxágue.

3. Hidratação é essencial!

Com os fios já limpos e purificados pelo tratamento da argila, é hora de hidratar! Muita gente pensa que o ideal é utilizar produtos reconstrutores após o detox, para repor massa. Porém, o ideal é repor primeiramente a água perdida e as vitaminas e minerais (passo que já começa com a argila). Por isso, escolha sua máscara de hidratação favorita, aplique mecha a mecha, delicadamente e dê o tempo de pausa necessário. Enxágue e use o seu condicionador favorito. Condicione bem, já que você precisará selar as cutículas dos fios após todos esses procedimentos.

Dica extra: algumas marcas de cosméticos indicam o uso do condicionador antes da máscara de tratamento. Siga o recomendado pelo fabricante no rótulo.

4. Tonificar

detox capilar - tonificando os fios

Depois que retirar completamente a máscara e o condicionador, o ideal é aplicar um tônico no couro cabeludo inteiro, massagear ainda mais e pronto.

5. Finalizando os cabelos

Dê preferência à secagem natural dos fios e evite finalizadores e produtos sem enxágue no dia do detox, assim seu cabelo poderá respirar melhor, secar e se preparar para uma nova vida (literalmente).

Apesar de serem muitos passos, é um momento de pausa que você deve proporcionar a si. Sabe aquele “spa day”? É isso: carinho com você e suas madeixas.

Você pode gostar também de:

Compartilhe nas redes sociais
0
Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Social media & sharing icons powered by UltimatelySocial

Gostou do Blog? Compartilhe com amigos!