CabelosTutoriais e Receitas

Cuidados com os Produtos de Beleza

Cuidados com Produtos de Beleza

Nosso dia a dia costuma ser muito corrido e às vezes não nos atentamos a erros cometemos que podem prejudicar ou até mesmo estragar nossos cosméticos. O correto armazenamento dos produtos de beleza, a maneira certa de manusear e alguns outros detalhes podem fazer a diferença para manter seu produtinho sempre funcional! O Portal Beleza Simples descomplicou tudo para você e vai explicar neste post quais os cuidados necessários com seus produtos de beleza!

Manipulação e Armazenamento de Cosméticos

Cuidados Produtos de Beleza
Uma ideia legal é o armário embutido, sem contato com o calor ou com a luz.

Estes são os dois principais pontos para a durabilidade do seu cosmético! Logo abaixo ensinaremos como fazer para que não corra risco de jogar seu dinheiro (e produtinhos) fora!

Fora da Luz do Sol e Longe do Calor

A luz solar e o calor do ambiente podem desestabilizar fórmulas de cosméticos no geral, por isso, mantenha seus produtos armazenados sempre em local seco e fresco, sem exposição à luz solar. Um bom lugar, por exemplo, é o armário ou o closet do quarto.

Jamais pegue cremes com as mãos!

Eu sei que a tentação é grande, mas jamais pegue um creme direto do pote com as mãos! Por mais que estejamos no banho ou que as tenhamos lavado, elas podem ainda assim carregar bactérias, sujeiras microscópicas e até mesmo a oleosidade (que é natural). Além disso, nossas unhas são reservatórios de bactérias. Para evitar esse tipo de contaminação, utilize, de preferência, uma espátula de plástico ou uma colher descartável.

Dica extra: separe em um pote menor só a quantidade que será utilizado naquela semana e reponha conforme o uso.

Não adicione água

Sabe aquele produtinho que ficou um tempo parado e ressecou? Ou aquele shampoo que já está no fim? Não adianta adicionar água para “voltar” sua consistência ou para fazer render mais. A adição de qualquer outro componente à fórmula original pode acabar com a eficácia do cosmético.

Feche bem os Produtos de Beleza

Feche bem as embalagens

Alguns produtos em contato com o ar podem sofrer alterações na fórmula. É claro que a exposição rápida, para o momento da utilização do produto não vai prejudicar, mas não deixe seu produto sem tampa por mais que alguns minutos.

Validade dos Cosméticos

Se existe um assunto que dá o que falar é a segurança no uso de cosméticos vencidos. Você com certeza conhece alguém que utiliza um produto até a última gota, não é verdade? Essa atitude é arriscada, explicaremos melhor abaixo.

Quais aspectos devo observar?

O primeiro é a aparência do produto. O cheiro, a cor ou a textura mudou? Ele se separou em “camadas”? Alguns cosméticos, inclusive, formam bolinhas. Se o produto está diferente de quando comprou, atenção! É melhor descartá-lo e adquirir um novo.

Se você notou reações na pele ou no cabelo após usar determinado cosmético, suspenda o uso imediatamente. Se necessário consulte um bom dermatologista para verificar se há alergia a algum componente ou se apenas houve alteração no produto.

O produto está na validade, mas está diferente, e agora?

Os fabricantes informam na embalagem a validade considerando somente o produto sem uso. Isso serve, por exemplo, como referencial para os pontos de vendas (fica mais fácil saber o que ainda está bom para ser vendido). Após aberto, porém, o cosmético passa a perder pouco a pouco sua eficácia por causa de todos os pontos citados anteriormente e, por isso, podemos considerar que devemos usá-lo somente nesse período e enquanto estiver com as características originais.

Frase Conservação Produto

Dicas Extras

Algumas dicas podem ser úteis no dia a dia ao lidarmos com nossos produtos preferidos. Acompanhe abaixo:

  • Não misture dois ou mais produtos na intenção de criar um “melhor”. O fabricante, durante o processo de desenvolvimento de um cosmético, realiza diversos testes e alterações na composição para que ele atinja da melhor forma o objetivo pelo qual foi criado. Além disso, é possível que você tenha um efeito “rebote” do resultado do produto, pois é provável que, por estar desbalanceado, haja algum componente em excesso.
  • Ingredientes caseiros misturados em cremes de tratamento podem, sim, potencializar o resultado. Atenção: da mesma forma que não é recomendado a mistura de cremes diferentes, há de se ter muito cuidado ao inserir qualquer alimento, remédio ou misturinha na máscara. E, caso opte por fazê-lo, prepare somente a porção a ser utilizada naquele dia.
  • Reutilização de embalagens: ATENÇÃO! Algumas pessoas aproveitam o fim do produto para colocar outro no mesmo recipiente. A indicação aqui é: lave-o muito bem e utilize na decoração da casa, pois alguns cosméticos demandam embalagens específicas, bem como há o risco de contaminação pelos resíduos antigos.
  • Decore a casa com a embalagem de produtos de beleza
    Porta-lápis com embalagem de shampoo, uma graça!
  • Não empreste maquiagens, pincéis e produtos pessoais. Além de você não poder garantir que outras pessoas tenham o mesmo cuidado que você, não sabemos se a pessoa possui algum problema de saúde (é triste, mas é real e pode acontecer).
  • Todo cuidado é pouco!

    A aplicação de produtos vencidos ou estragados pode ocasionar alergias e irritações. Geralmente elas são leves e tendem a passar em uma semana, mas, em pessoas mais sensíveis, as consequências podem ser mais graves. A nossa saúde é nosso maior bem, por isso, não se arrisque!

    8 Dicas para Cuidados com Seus Produtos de Beleza

    Curtiu as dicas do Beleza Simples? Deixe seu comentário e compartilhe com as amigas!

    Você pode gostar também de:

    Compartilhe nas redes sociais
    0
    Deixe uma resposta

    O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

    Social media & sharing icons powered by UltimatelySocial

    Gostou do Blog? Compartilhe com amigos!