CabelosTendências

Cronograma Capilar: o que é e como fazer?

Quem é apaixonada por cabelos, sem dúvidas, já ouviu falar de várias técnicas e rotinas capilares com certeza. De todas, a técnica do Cronograma Capilar foi a maior conquista de todos os tempos. E a mais eficaz também! Quer entender o por quê? Então vem com a gente pois explicaremos direitinho…

O Cronograma Capilar trata-se de uma rotina de cuidados que inclui a reposição das necessidades básicas dos fios. Essas necessidades são definidas em 3 etapas simples: nutrição (incluindo umectação), reconstrução e hidratação. Para a realização dos tratamentos, utilizamos máscaras capilares específicas para cada objetivo.

O Cronograma Capilar é indicado para TODOS OS TIPOS de cabelo. Logicamente, o resultado será mais visível em cabelos mais necessitados, como os cabelos com químicas, descolorações, tinturas, alisamentos além, claro, dos cabelos crespos e cacheados que tendem a ser mais sensíveis. O Cronograma Capilar também serve para repor tudo o que perdemos naturalmente, no dia a dia, com a poluição, água quente, secador, chapinha, etc.

COMO MONTAR UM CRONOGRAMA CAPILAR?

Algo interessante a se falar sobre Cronograma Capilar é: cada cabelo, uma sentença. Logo: para cada tipo de cabelo, uma rotina de cronograma diferente. Porém, em linhas gerais (e para quem quer começar a seguir um cronograma capilar básico), algumas regras podem ser seguidas.
O ideal é o tratamento seja realizado com 7 hidratações, 4 nutrições e 1 reconstrução ao mês, distribuídas de acordo com o que seu cabelo mais precisa. Isso corresponderia a 3 dias de tratamento por semana. Se você costuma lavar os cabelos todos os dias, não precisa fazer o tratamento completo todos os dias, basta seguir os 3 dias semanais e, nos demais, utilizar o shampoo e o condicionador de sua preferência.

Tabela de Cronograma Capilar - Como fazer

COMO IDENTIFICAR OS PRODUTOS IDEAIS PARA CADA ETAPA?

Para seguir à risca um Cronograma Capilar é necessário ter máscaras hidratantes, nutritivas e reconstrutoras. Não precisa comprar várias máscaras: uma boa máscara para cada etapa já está perfeito! Mas como identificar cada uma delas? Explicamos:

Máscaras de Hidratação:

Responsável por fazer a reposição de água na fibra capilar. Na composição, você pode encontrar:

  • Extratos vegetais (plantas ou frutas);
  • Pantenol;
  • Glicerina;
  • Aloe Vera;
  • Vitaminas;
  • Mel e açúcares.

A hidratação nos cabelos oferece maciez, maleabilidade e suavidade. É, geralmente, a etapa mais frequente dentro do Cronograma Capilar.

Máscaras de Nutrição

Responsável por fazer a reposição da camada oleosa da fibra capilar. Na composição de máscaras nutritivas, você pode encontrar:

  • Óleos vegetais: argan, girassol, macadâmia, monöi, Ojon, amêndoas, semente de uva, coco, linhaça, oliva, etc;
  • Manteigas vegetais: karité, cupuaçu, murumuru, cacau, abacate, etc;
  • Tutano.

A nutrição capilar proporciona o efeito de sedosidade e brilho para os cabelos, além de eliminar o frizz e dar peso aos fios. E é nessa fase que você pode adicionar também a Umectação, que é o banho de óleos vegetais puros nos fios em uma pausa longa, antes da lavagem rotineira. É a etapa que as cacheadas mais gostam, justamente pelo efeito de “peso” e definição que a nutrição doa aos caracóis.

Máscaras de Reconstrução

As máscaras para reconstrução capilar fazem a reposição de proteína – massa na fibra capilar. Na composição, você pode encontrar:

  • Queratina;
  • Creatina;
  • Arginina;
  • Cisteína;
  • Colágeno;
  • Proteína hidrolisada do trigo;
  • Aminoácidos.

A Reconstrução Capilar traz o efeito de integridade e leveza para os fios mais danificados, pontas maleáveis e força. É a fase que mais varia de frequência de acordo com seu tipo de cabelo. Para cabelos mais danificados e submetidos a químicas de transformação, pode ser feita a cada 12 ou 15 dias. Para cabelos naturais e sem grandes danos, uma vez a cada 20 dias é o ideal. É bom não abusar dos produtos reconstrutores: se utilizados em grande frequência, podem oferecer algum “efeito rebote”, deixando os fios rígidos, opacos e com as pontas eriçadas.

Cronograma Capilar - lavando os fios

DICAS IMPORTANTES PARA UM BOM CRONOGRAMA

Sim, sabemos que quando você descobre os benefícios do Cronograma Capilar, a primeira vontade que bate é a de sair comprando tudo e mais um pouco para compôr um “arsenal” de produtos para cuidar das madeixas, mas tenha calma! Para começar, primeiro analise os produtos que você possui em casa (provavelmente você já tem máscaras que contemplem ao menos duas etapas de um Cronograma Capilar). Em dias de hidratação, algumas dicas caseiras podem funcionar muito bem (mas falaremos delas mais pra frente, em outros posts, ok?).

Tenha em mente que você precisa de tempo, dedicação e muita paciência. O cabelo não muda de um dia para o outro e pode levar um tempo até que seu cabelo se recupere, dependendo do seu estado. Quando achar que chegou no estado de “saúde” que você buscava, o Cronograma pode ser interrompido a qualquer momento (ou reduzido às etapas favoritas e uma reconstrução ao mês).

Por último, mas não menos importante: alie um bom Cronograma Capilar a uma alimentação balanceada, ingestão de água e hábitos saudáveis. O cabelo cresce de “dentro para fora”, logo, é importante manter a saúde sempre em dia também para evitar problemas como queda e quebra de cabelo.

Curtiu conhecer mais sobre o Cronograma Capilar? Então clique aqui e conheça os melhores produtos indicados para o Cronograma Capilar: uma seleção que pensamos especialmente para você enriquecer o seu Cronograma Capilar com muita qualidade, praticidade e, claro, simples do jeitinho que você gosta.

Até a próxima com mais dicas!

Você pode gostar também de:

Beleza Simples: O Portal da Beleza Descomplicada!

Compartilhe nas redes sociais
0
2 comentários
    1. Beleza Simples

      Bom dia Marlene, tudo bem?
      Queda de cabelo tem tratamento, porém, o tratamento vai depender da causa do problema. Ou seja, é necessário fazer um checkup com um médico de confiança para verificar, primeiramente, se não há deficiência de vitaminas (como a Vitamina D, B12, entre outras) ou alguma alteração hormonal. Caso sejam descartadas essas hipóteses, deve-se focar em uma alimentação saudável, descanso e o mínimo de estresse (que também são fatores que influenciam na queda). Além de tudo isso, ter bons hábitos de cuidados com os fios é essencial para evitar a queda de cabelo. Em breve faremos um post aqui sobre queda de cabelo, acompanhe!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Social media & sharing icons powered by UltimatelySocial

Gostou do Blog? Compartilhe com amigos!