Cabelos

Cronograma Capilar: Hidratação

Sabemos que você já está ciente de que todos os dias os nossos cabelos sofrem algum tipo de dano. E é assim mesmo: ainda que não sejam submetidos a algum procedimento químico, os cabelos sofrem desgastes naturais que precisam ser reparados com frequência. Por isso, existe uma etapa na rotina de cuidados que é essencial: a Hidratação Capilar.

Conforme adiantamos em nosso post completo sobre Cronograma Capilar, nossos cabelos possuem três necessidades básicas que devem ser repostas via tratamentos: nutrição (reposição de óleos / lipídeos); reconstrução (reposição de proteínas / massa) e a hidratação (reposição de água). Esta última, sem dúvidas, é a mais frequente de todas as etapas, já que o elemento mais vulnerável a danos que nosso cabelo possui é a água.

Vamos entender melhor como funciona a etapa de Hidratação, tão importante do Cronograma Capilar?

O que é a Hidratação Capilar?

A hidratação é a etapa do Cronograma Capilar responsável pela reposição, principalmente, de água nos fios. Mas também é a etapa de reposição de vitaminas e sais minerais, essenciais para a manutenção da saúde capilar. É a mais frequente de todas (e também a mais simples) e deve ser feita de 2 a 3 vezes por semana, pelo menos. Isso porque nossos cabelos perdem água com muita facilidade, diariamente, seja pela ação climática ou até mesmo por problemas em nossa alimentação e na rotina em geral.

Assim como o nosso organismo necessita de hidratação com o consumo de água, o nosso cabelo também. Atenção: o processo de hidratação dos fios acontece tanto de dentro para fora (ingestão de água), quanto de fora para dentro (tratamentos com produtos que tenham ativos hidratantes para os cabelos).

Hidratação Capilar - hidratando os cabelos

ENTENDI! E como faço a minha hidratação capilar?

Em linhas gerais, para fazer uma boa hidratação basta dispor de alguns minutos do seu dia, muitas vezes no banho mesmo, já que os produtos hidratantes são os mais simples e com melhor e mais rápida absorção pela fibra. Siga sempre a recomendação de uso do fabricante, que geralmente consta no verso da embalagem do produto. Nesta etapa, o ideal é utilizar máscaras capilares que tenham como ativos principais os extratos de frutas, extratos vegetais e vitaminas

Ativos das Máscaras de Hidratação:

Procure sempre por produtos que contenham os componentes abaixo.

  • Pantenol (panthenol);
  • Extratos vegetais (geralmente tem “extract” ao lado do nome de alguma planta/flor, como, por exemplo, Melissa Officialis Extract);
  • Glicerina (glycerin, glicol, gliceryl);
  • Colágeno (tem ação nutritiva e reconstrutora também, super versátil);
  • Lanolina;
  • Lecitina;
  • Aloe Vera;
  • Vitaminas;
  • Sacarose (e derivados do açúcar);

É importante dizer também que alguns óleos, apesar de constarem principalmente na etapa de Nutrição do Cronograma Capilar, possuem ação hidratante, como é o caso do óleo de jojoba e do óleo de rícino, que agem formando a proteção e retenção da água dentro da fibra.  

Do mesmo modo, algumas proteínas também possuem ação hidratante, além de sua função reconstrutora. É o caso do já citado Colágeno, da Elastina, da proteína de aveia, (indicada como hydrolyzed oats), da proteína de arroz (hydrolyzed rice protein), proteína da seda (hydrolyzed silk protein), proteína hidrolisada da soja (hydrolyzed soy protein) e da proteína hidrolisada do milho.

Como saber se o meu cabelo precisa de HIDRATAÇÃO?

Um cabelo desidratado tem quatro características bem particulares. Geralmente, fios que necessitam de hidratação capilar apresentam os seguintes aspectos:

  • Falta de brilho;
  • Textura áspera;
  • Fios rígidos (sem maleabilidade);
  • Barulho “áspero” ao manusear os fios.

Como resultado do tratamento, espera-se um cabelo com mais sedosidade e leveza, além de um viço saudável e bonito.

Receitas caseiras também costumam fazer parte da etapa de Hidratação de um Cronograma Capilar, como é o caso do enriquecimento de produtos capilares com frutas e extratos (abacate, banana, manga, extrato de aloe vera, chás e afins). O Beleza Simples já deu algumas dicas de como usar o Abacate nos cabelos, e em breve teremos outros posts com receitas caseiras para turbinar seus tratamentos. Fiquem ligadinhas!

E você, tem uma dica ou uma preferência quando o assunto é Hidratação? Divide com a gente nos comentários!

Beleza Simples:  O Portal da Beleza Descomplicada!

Compartilhe nas redes sociais
0
Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Social media & sharing icons powered by UltimatelySocial

Gostou do Blog? Compartilhe com amigos!