Cabelos

Como saber qual produto escolher para o meu cabelo?

Uma grande dificuldade que encontramos é como saber qual produto usar no cabelo, não é verdade? Qual é o tipo de tratamento que ele está precisando agora? Já batemos um papo bem bacana e genérico sobre os tipos de cabelo e como eles se comportam quando são lavados e tratados com máscaras. Também já falamos sobre como acertar na escolha do shampoo (veja aqui), mas sabemos que os fios podem mudar com o tempo… Por isso, falaremos sobre os melhores produtos!

Teste de Porosidade

Primeira coisa que temos que ter em mente na hora de cuidar dos fios é: o quão porosos meus cabelos estão? A porosidade vem do nível de abertura das cutículas. Isso interfere diretamente no modo como os fios perdem massa e, também, sobre como eles absorvem o tratamento. Para saber qual é o ideal para você no momento, vale fazer o teste do copo de água.
 
teste do copo - porosidade - como saber qual produto usar?
 
Para fazer o teste do copo d’água:
  • Coloque um fio de cabelo totalmente limpo, seco e sem finalizadores;
  • Utilize água em temperatura ambiente;
  • Aguarde no mínimo 7 minutos.
Podemos ver que quanto mais alta é a porosidade, mais água o fio absorve e mais afunda. Isso significa que quanto mais fundo, menos massa ele tem e, portanto, mais reconstrução é necessária para trazer de volta a integridade do fio.
Quando a porosidade está baixa, o cabelo está super selado e precisa apenas de hidratações e vitaminas. Se o fio ficar no meio do copo, a porosidade está equilibrada e, provavelmente, uma nutrição para selar e manter esse equilíbrio é a melhor opção.

Mas todos os ativos são iguais?

Não, nem todos os ativos respondem da mesma maneira. Independente se o produto é de hidratação, nutrição ou reconstrução! Por exemplo, existem nutrições excelentes à base de óleos mais leves, que tratarão os fios evitando o excesso de peso ou o efeito rebote. Por outro lado, cabelo com tendência ao ressecamento necessita de ativos mais densos (como manteigas e óleos mais viscosos). Então podemos afirmar que: o melhor produto para o seu cabelo vai depender de como seu cabelo está.

Melhores ativos por tipo de cabelo

  • Cabelos Secos ou Ressecados: Hidratações e Nutrições são as mais recomendadas. Ou seja: busque produtos ricos em extratos naturais (vegetais), óleos e manteigas. Assim, você manterá a fibra capilar bem carregada de água e com a camada lipídica pronta para proteger, selar as cutículas e eliminar o frizz;
  • Cabelos Quimicamente Tratados: reconstruções mais frequentes (nunca mais de uma vez na semana). Escolha um produto específico para o seu tipo de química (alisados, loiros, etc) ou para cabelos danificados. Qualquer linha de qualidade nessas vertentes atenderá bem;
  • Cabelos Oleosos: as melhores opções são as mais hidratantes possíveis. Devem cuidar da raiz para equilibrar a produção da oleosidade, preservando o comprimento do fio em níveis saudáveis de água e óleo. É o tipo de cabelo que, quando não submetidos a químicas, menos requerem reconstruções (uma a cada 35 dias já é suficiente);
  • Cabelos Cacheados e Crespos: são os que mais precisam de nutrição. A oleosidade nesses cabelos não alcança as pontas como deveria. Por isso, umectações e tratamentos ricos em óleos e manteigas são sempre bem vindos. Reconstruções a cada 20 dias também, já que os cachinhos são mais sensíveis e perdem massa com facilidade.

Ativos pra cada etapa de tratamento

Veja abaixo nossas sugestões de ativos recomendados para cada tipo de tratamento capilar, na hora de escolher um bom produto:

ativos principais das etapas do cronograma capilar

Você pode gostar também de:
Compartilhe nas redes sociais
0
Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Social media & sharing icons powered by UltimatelySocial

Gostou do Blog? Compartilhe com amigos!