Cabelos

Como dar volume em cabelos finos

Cabelo Fino - como dar volume

Você tem cabelos finos ou ralos? Se incomoda com a falta de volume e movimento das suas madeixas? Quer saber como cuidar direitinho para garantir mais vitalidade e força? Então chega mais porque o papo hoje é com você!

Cabelos finos e ralos podem ser resultado de diversos fatores: hormonais, excesso de químicas, tratamentos com remédios fortes, falta de vitaminas e, até mesmo, por um fator genético. Independente da origem, o fato é que uma cabeleira com volume e movimento é sempre alvo de desejo e, muitas vezes, parece difícil de conquistar. A boa notícia é: existem formas de contornar e dar volume em cabelos finos, do jeitinho que você quer.

Nutrição em dia!

Muita gente acha que a nutrição, por ser feita com óleos, irá pesar mais os fios e, por consequência, tirar o pouco volume que eles já têm. Porém, a rotina nutritiva dos fios é de extrema importância para garantir saúde, vida e até mesmo mais volume. O truque é atentar-se à quantidade e aos óleos certos . Óleos como os de jojoba, noz, macadâmia e gergelim são muito bons para este objetivo.

Dê preferência também às máscaras de nutrição ao invés dos banhos de óleo (umectação). Produtos prontos garantirão a quantidade exata de ativos e o maior controle de absorção pelos fios. Utilize ao menos duas vezes ao mês (ou uma vez na semana, caso faça um cronograma capilar mais frequente) sua máscara favorita de nutrição e veja seus cabelos ganharem outro aspecto!

Como dar volume em cabelos finos

Invista em Texturizadores

Hoje em dia o mercado já conta com leave-ins e sprays para dar volume e textura aos fios mais finos.

O spray salino, por exemplo, é uma ótima opção para quem deseja aquele efeito de “volume de praia” e só requer um pouco e atenção à frequência de uso e ao tratamento dos fios entre as aplicações, já que o sal pode ressecar os cabelos. Produtos ricos em aminoácidos também são importantes para doar mais espessura e isso vale para finalizadores, bem como tratamentos reconstrutores ricos em queratina, biotina, arginina, etc. Mas atenção: prefira leave-ins líquidos ou em spray, evite os cremosos (para não abusar do peso).

O Bem pela Raiz

O volume dos fios, em geral, parte da raiz. Por isso, dê preferência a penteados que levantem mais as madeixas desde o comecinho, para que o efeito volumoso permaneça no restante dos cabelos. Siga estas dicas:

  • Penteie os fios sempre no sentido “para cima”;
  • Seque os fios “de cabeça para baixo”;
  • Depois, utilize um fixador próximo à raiz;
  • Para pentear, dê preferência a escovas ou pentes de cerdas curtas e bem juntinhas. Assim, os fios ficarão mais separadinhos, volumosos e mais cheios.

Topetes, coques bagunçados e rabos de cavalo volumosos (mais frouxos, não tão presos), fixados com spray, são ótimas opções de penteado para quem deseja mais volume.

Como dar volume em cabelos finos - penteados

Brinque com as cores!

Sim, técnicas de colorir os fios podem ajudar muito na hora de causar um efeito mais volumoso. Algumas mechas e luzes ajudam a “desenhar” um efeito mais volumoso aos fios. Pode ousar e aderir à cor que quiser, porém, o importante é evitar o efeito “chapado”, brincando com luz e sombra em aplicações desconectadas, sem marcação.

como dar volume em cabelos finos - mechas hair contour
 Técnicas de Mechas como Hair Contour podem ajudar a dar a impressão de cabelos mais cheios!

Lavar e condicionar corretamente

Essa aqui é aquela dica que vocês estão cansadas de ler, mas que sempre será necessária!

Lave o cabelo aplicando shampoo na raiz e repita o processo caso necessário, até a sujeira e o excesso de oleosidade serem removidos. Depois, aplique o condicionador (ou máscara) apenas da metade para baixo! Produtos cremosos, quando aplicados na raiz podem potencializar a produção da oleosidade e pesar os cabelos, acabando com o tão desejado volume. Então, atenção na hora de lavar, ok?!

Truques para mais volume nos fios

Como dar volume em cabelos finos - passo a passo

Perca a “linha”

Todos temos o “desenho” natural do crescimento dos fios, bem como as linhas repartidas dos penteados que mais utilizamos, certo? Então, se você deseja mais volume, comece a mudar a linha do penteado e/ou pentear seus fios no sentido oposto ao crescimento. Dessa forma, os fios ficarão mais “bagunçados” e com mais volume de maneira natural. Essa dica é legal também porque você sempre estará mudando o penteado e o visual 🙂

O Corte Ideal para Cabelos Finos

A atenção ao corte dos seus cabelos é de fundamental importância na hora de deixa-los com mais volume. O ideal é optar sempre por tamanhos mais curtos ou médios. Fios longos tendem a pesar mais e, por consequência, baixar o volume natural. Porém, independente do comprimento, prefira sempre cortes com muitas camadas. Quanto mais camadas, mais volume e movimento (isso sem falar que é visível o aspecto mais encorpado dos fios).

E então… Gostou de conhecer técnicas e truques que podem facilitar o seu dia a dia e garantirem fios mais volumosos? Tem alguma dica extra? Conta pra gente!

 

Você pode gostar também de:

Compartilhe nas redes sociais
0
Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Social media & sharing icons powered by UltimatelySocial

Gostou do Blog? Compartilhe com amigos!