Cabelos

Como controlar o volume dos cabelos?

Olá, pessoal! Existe um tema que é praticamente um “drama” vivido por muita gente: o volume dos cabelos. Não estamos necessariamente falando de cacheadas, tampouco sobre aquele black lindo com um volume arrasador. Estamos falando de madeixas que simplesmente teimam em não definir, formam aquele frizz bem chato e estão sempre com aspecto de “arrepiado”, bagunçado, sabe? Então… todo esse inconveniente pode ser contornado. Quer saber como? Vem com a gente e segue a dica!

Aspectos de um Cabelo Volumoso

Muita gente coloca a questão do “volume” em um mesmo balaio, mas não é bem assim! O volume dos cabelos podem vir como resultado do formato dos fios, de sua espessura e, claro, da maneira como ele é cuidado e finalizado. Algumas outras pessoas, porém, possuem um volume menos “definido”, resultado muitas vezes da má absorção de água e lipídeos pela fibra capilar, do efeito indesejado de algum produto, corte errado, enfim. São muitos os fatores que deixam o cabelo com aquela cara de mal cuidado (e essa expressão resume bem o tipo de cabelo volumoso o qual tratamos aqui). Se você tem esse tipo de cabelo e já fez de tudo pra tentar dar jeito, confira as dicas a seguir.

Como controlar o volume dos cabelos
 Cabelo volumoso e sem definição tem jeito!

Trate sempre com produtos específicos

Hoje em dia não existe mais a desculpa de que “não encontrei um shampoo bom”. Nos últimos anos a indústria cosmética expandiu tanto, que é impossível não encontrar produtos para todo e qualquer problema capilar. Ou seja: hoje você encontra excelentes linhas para o controle de cabelos volumosos. Então atente-se à indicação do produto e se jogue!

Outra consideração importante é: opte sempre por máscaras e tratamentos profundos que ofereçam ação anti-frizz. Esses produtos, em geral, são ricos em óleos e possuem o pH bem baixinho, que promove uma selagem perfeita das escamas e auxiliam na redução do aspecto “armado”.

Não exagere no shampoo! Se seu tipo de cabelo aceitar bem a técnica do co-wash, vale aderir a uma rotina em que as lavagens com o condicionador e com o shampoo se alternem. Porém, mais uma vez, sempre com produtos específicos para o seu tipo de cabelo!

Como Fazer Co-wash
Como Fazer Co-wash. Créditos na Imagem.

O Corte de Cabelo Ideal

Um ponto importante para começar a domar o volume indesejado é: faça um corte que deixe os fios com o caimento ideal e “encaixe” perfeito para evitar o volume excessivo. Evite franjas curtas (que tendem a arrepiar e ter aquele “efeito pompom”) e fios retos, que são um convite para o aumento do volume dos cabelos. A aposta certa é o corte em camadas bem graduais e um repicado que comece a partir da altura da orelha. Evite camadas bruscas demais!

Melhor corte para controlar volume dos cabelos
Exemplos de cortes para cabelos volumosos.

Leave-in é indispensável

Para domar o volume dos cabelos e o frizz excessivo, a finalização dos fios é fundamental! Seja um leave-in em creme, gel, óleos finalizadores ou a mistura de todos: o importante é utilizar. O leave-in mantém a hidratação do cabelo, sela as cutículas e ajuda a segurar o penteado por muito mais tempo. O ideal é escolher um leave-in para cabelos volumosos que auxilie na finalização do seu tipo de cabelo sem ficar leve ou pesado demais.

Escovas, pentes e afins

Temos aqui alguns itens que devem receber atenção redobrada: os acessórios de finalização. Portanto, use escovas apenas se for para secar com secador. Pentes: de madeira e com dentes largos. Do contrário, o frizz pode ser ativado e lá se vai nossa tentativa de domar o volume indesejado. Se puder optar entre secador e secagem natural, vá pela natural sempre. Como resultado, preserva a fibra saudável e evita sua alta manipulação, evitando o frizz.

Pente de madeira para cabelo volumoso
A melhor alternativa para desembaraçar cabelos volumosos é o pente de madeira, com dentes largos.

E então, com essas dicas iniciais, você acha que já podemos começar a domar o volume excessivo do picumã? Conta pra gente e, claro, divide se tem algum truque que você faça para evitar o frizz e o volumão. Adoramos receber dicas!

Você vai gostar também de:

Compartilhe nas redes sociais
0
Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Social media & sharing icons powered by UltimatelySocial

Gostou do Blog? Compartilhe com amigos!