Cabelos

Como aproveitar o melhor os seus produtos sem enxágue!

Cada vez mais o mercado de cosméticos se adapta para oferecer ao consumidor produtos práticos. Cosméticos para cabelos que oferecem resultado de maior qualidade em menor tempo de ação ou que possuem aplicação facilitada, por exemplo, os produtos sem enxágue, tem ganhado a preferência entre as cabeleiras.
Além dos excelentes leave-ins que temos disponíveis, outros produtinhos conhecidos por nós também ganharam novas funções, principalmente nos dias que estamos sem tempo! Hoje veremos dicas super bacanas sobre como cuidar dos fios em dias que o tempo está curto!

Leave-in, Leave-on e Rinse-Off: existe diferença?

Pode parecer confuso tanto termo… “Como assim leave-in e leave-on?” E “Rinse-off”? Bom, o rinse-off é mais fácil de explicar: aplica-se aos condicionadores ou máscaras que necessitem de enxágue, impreterivelmente.
Já os não-enxaguáveis são, tecnicamente, divididos entre leave-in e leave-on, que foram inicialmente diferenciados pela “profundidade” de ação:
  • Leave-ons são produtos apenas para modelagem e finalização dos fios;
  • Leave-ins chegaram ao mercado com um toque a mais de tratamento, além da função de finalizar.

Ou seja: na teoria, os leave-ins teriam ativos que auxiliariam em um tratamento mais profundo dos fios, como máscaras sem enxágue ou finalizadores ricos em ativos de tratamento. Já entre os leave-ons estariam os géis ou cremes de pentear com ação unicamente modeladora (mousses, cremes, sprays ou pomadas).

Porém, no mercado nacional, os leave-ins ganharam um maior espaço e o termo acabou unificando todos os produtos dedicados à finalização dos fios (de qualquer textura ou tipo).

Todo condicionador precisa ser enxaguado?

Teoricamente, sim.
Os condicionadores tem o objetivo de fechar as cutículas dos fios após a limpeza realizada pelo shampoo. Porém, na Left Cosméticos, por exemplo, os condicionadores possuem fórmulas com ativos equilibrados, que permitem um uso emergencial do condicionador como leave-in sem oferecer risco para os fios.
Dica: viajou e esqueceu de levar seu kit completo para os fios? Os condicionadores da Left podem ser utilizados como finalizadores, como tratamento pré e pós piscina / mar e até mesmo como co-wash! Eles também são ótimos para proteger as pontas dos fios antes da lavagem com o shampoo (truque muito utilizado por quem tem raiz oleosa e pontas ressecadas, por exemplo).
O importante é entender que nem todo condicionador pode proporcionar um bom resultado quando não enxaguado e, sempre dar preferência por produtos específicos para o resultado que busca.

Máscaras podem ser usadas como Leave-ins?

Na maioria dos casos, as fórmulas das máscaras de tratamento possuem uma concentração alta de ativos que, se pausados por muito tempo nos fios, podem perder a eficácia ou saturar os cabelos, causando um efeito-rebote.
A dica é sempre enxaguar com água abundante as máscaras de maneira total antes de finalizar os fios. Quando as máscaras não possuem um efeito condicionante, por exemplo, é maior a cautela! Os fios precisam ser secos com as cutículas bem fechadinhas, para que ações climáticas não danifiquem ainda mais os seus cabelos. Portanto, se for para improvisar um leave-in quando não tiver opção por perto, opte sempre pelos condicionadores (exceto se a máscara em questão tiver fórmula e modo de uso expressos pelo fabricante como sem-enxágue, aí o que vale é sempre a informação passada pela marca).
Dica extra: pra qualquer produto escolhido para ser utilizado sem enxágue, o truque é aplicar sempre em pequenas quantidades, mecha a mecha, esfregando antes o produto entre as mãos para ele dar uma “aquecidinha”. Assim, ele penetra melhor nos fios com a ajuda do leve “calor” obtido pela fricção e pode ter uma ação ainda mais satisfatória!
E então: você costuma fazer dos produtos sem enxágue os melhores amigos do seu dia a dia? A correria às vezes pede produtos versáteis e, como sabemos, as opções de tratamentos e produtos que ofereçam essas facilidades sem danificar seus fios estão sempre à sua espera.
Você pode gostar também de:
Compartilhe nas redes sociais
error0
Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Social media & sharing icons powered by UltimatelySocial
error

Gostou do Blog? Compartilhe com amigos!