Cabelos

Cabelos grossos: como cuidar

Já falamos aqui no blog sobre cuidados com os cabelos finos, porém, você sabia que a galera dos cabelos grossos também possui uma rotina e cuidados específicos para deixar os fios sempre saudáveis? Se esse é o seu caso, vem com a gente pois o post hoje vai falar um pouco sobre como cuidar das madeixas com espessura mais grossa para deixar do jeitinho que você sonha!

Por que meu cabelo é grosso?

Geralmente é a genética quem determina se uma pessoa terá cabelos mais grossos ou mais finos. Essa estrutura, porém, pode modificar-se durante toda a vida naturalmente ou com o uso de químicas. O cabelo grosso costuma caracterizar-se por ter uma estrutura mais “massuda”, os fios são mais densos e, por isso, precisam de muita água (hidratação) para manter o aspecto saudável, brilho e movimento.

Cabelo cacheado ou crespo pode ser grosso?

Ao contrário do que se pensa, quem tem fio grosso pode ter qualquer curvatura: de liso a crespo. Geralmente, quem tem fios grossos e com cachos / encrespados é quem costuma sentir mais a necessidade de repor nutrientes para fugir do ressecamento e, também, para manter o volume controlado.

Como cuidar de cabelos grossos?

Como já demos o “spoiler” acima, este tipo de fio precisa de… muita hidratação! Hidrate sempre, hidrate muito, use máscaras hidratantes com frequência, no chuveiro mesmo. Use e abuse das hidratações.

Mas e o Cronograma Capilar?

Dentro de uma rotina de cronograma capilar, as máscaras de hidratação serão as estrelas para este tipo de fio. Você fará uma aplicação mais frequente dela. As máscaras de hidratação são aquelas que possuem em sua fórmula Ceramidas e/ou componentes vegetais, tais como extratos de frutas (por exemplo: de morango, de coco, etc), Aloe Vera (babosa), entre outros. Colocamos aqui como realizar a etapa de hidratação.

A nutrição é o segundo passo mais importante. Banhos de óleo (umectações) e máscaras ricas em óleos são super bem vindas, principalmente em dias de tratamento mais intenso para dar aquela reavivada nas madeixas. A etapa de nutrição vai ajudar a trazer de volta o brilho e vai ajudar a domar o frizz nesse tipo de cabelo.

E como finalizar os cabelos grossos?

O leave-in também é parceiro vital para quem tem esse tipo de fio. Eles oferecem a manutenção e favorecem a permanência da hidratação feita no fio. Além disso, ajuda no controle daquele volume incômodo e naquele efeito frizzado que costuma aterrorizar! Por isso, não deixe de finalizar seus cabelos com um bom leave-in!

Se você curte finalizar seus cabelos fazendo escova, dê preferência para as escovas de diâmetro mais largo e com as cerdas mais espaçadas. Isso vai te ajudar a pegar o cabelo desde a raiz na hora de secar. Sempre seque puxando as mechas para baixo e respeitando a direção do nascimento do fio. A secagem dele “para cima” ou sem baixar as mechas desde a raiz pode doar ainda mais volume aos fios e, acreditamos, não é a sua intenção, certo?

Acerte no corte!

Antigamente se dizia que apenas os cortes retos e bem longos davam jeito nos cabelos com fios mais grossos. Porém, essa ideia ficou para trás!

Já é comprovado que os cortes mais bacanas para esse tipo de cabelo são os repicados e/ou com pontas assimétricas. Ou seja: quanto mais “irregulares” ficarem as pontinhas, mais leves os fios ficarão e todo o cabelo ganhará mais movimento e melhor “encaixe”, evitando o volume em excesso e o frizz. Atenção: o repicado deve começar somente abaixo das pontas das orelhas!

As franjas laterais e as camadas podem dará um toque especial ao corte, porém, atenção: se a franja for muito curta, corre o risco de encher demais e dar um efeito indesejado ao rosto. Opte por franjas mais alongadas e feita em mechas finas.

Outras opções são cortes e penteados nos quais as madeixas não estejam repartidas ao meio. Um sidecut lateral, por exemplo, é uma boa ideia.

cortes de cabelos para cabelos grossos

 

Você pode gostar também de:

Compartilhe nas redes sociais
0
Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Social media & sharing icons powered by UltimatelySocial

Gostou do Blog? Compartilhe com amigos!