Cabelos

Cabelos com progressiva: Cuidados Essenciais

Cuidados em Cabelos com Progressiva

Cabelos com progressiva: quem tem o costume de modificar as madeixas fazendo uso de alisamentos sabe que não adianta passar por todo o procedimento e depois não tomar os cuidados corretos. Sim, para ter fios transformados, lindos e saudáveis, deve-se ter atenção a isso. Assim, o efeito dura muito mais e, claro, não corre risco de quebra, queda ou ressecamento extremo.

Se você quer saber direitinho como cuidar dos seus cabelos com progressiva, o post de hoje é para você!

“Prefiro cabelo liso, pois não dá trabalho!”

Será? Os cabelos com escova progressiva podem até parecer mais práticos, mas não dispensam tratamentos e cuidados específicos no pós-química. Existem muitos mitos e verdades acerca dos tratamentos em cabelos alisados. A afirmação que “depois de alisar, não precisa cuidar” é um dos mitos mais populares (e perigosos). Todo cabelo precisa de cuidados específicos e, obviamente, os que se submetem a transformações químicas necessitam de reposições essenciais de água, óleo e, principalmente, massa. Portanto, muita atenção à sua nova rotina de tratamentos, ok?!

Lavar demais os cabelos tira a progressiva?

Mito! Já pensou na facilidade de quem entra em transição capilar (para voltar aos cachos) se fosse só lavar bastante os fios para retirar a progressiva? Ou, se fosse o caso, se bastasse usar e abusar dos shampoos antirresíduos? Seria tudo mais prático, porém, não é bem assim que acontece.

A verdade é que os shampoos antirresíduos (ou não) e as lavagens frequentes apenas poderão causar excesso de frizz e ressecamento, dando um volume indesejado e deixando os cabelos sem um formato definido, eriçados e armados. Isso se deve ao poder de abertura de cutículas que os shampoos proporcionam (afinal, essa é a função deles, né?).

Como o fio com progressiva é “encapado” pela química, essa abertura “forçada” e constante pode levar até mesmo ao enfraquecimento da fibra e ao efeito frizzado extremo. 

Cuidados em Cabelos com Progressiva

Acesse este conteúdo para saber como escolher o shampoo certo

Quanto tempo fico sem lavar os cabelos após fazer a progressiva?

 

Depende! Geralmente aconselha-se que se aguarde 48 horas para fazer a primeira lavagem dos fios. Porém, tudo depende da base ativa de alisamento da fórmula. É sempre legal consultar seu profissional de confiança para não comprometer o resultado e nem danificar seus cabelos. O cabeleireiro vai saber indicar não apenas o tempo ideal para a primeira lavagem, mas também técnicas e produtos ideais para a sua nova rotina, sempre pensando no prolongamento do efeito liso e na saúde das madeixas.

Dica de lavagem

Uma dica boa para o dia a dia é: lave em dias alternados e com produtos alternados também. A tal da “capa” que a progressiva cria sobre os fios pode durar cerca de 30 a 40 lavagens, porém, não retrocede por completo até a forma natural dos cabelos, uma vez que sua química altera a estrutura capilar. O mais chato nesse processo é a diferença entre o comprimento dos fios e a raiz já crescida. Quando estiver muito aparente, é hora de retocar.

Os tratamentos reconstrutores

Uma semana após fazer a escova progressiva, faça uma cauterização ou uma reconstrução rica em queratina, cisteína, arginina e afins (já falamos sobre os principais ativos reconstrutores em nosso post especial sobre Cronograma Capilar e Reconstrução). Esses dois tratamentos ajudam a manter a sua química por mais tempo, porque fecham as escamas dos fios, além de repôr a massa perdida durante o processo de alisamento.

Cuidados em Cabelos com Progressiva

Cronograma Capilar é essencial!

Novamente, enfatizamos o equívoco do senso comum: tem que tratar SIM! Após fazer sua escova progressiva, não dá pra bobear na hora de hidratar e tratar profundamente as madeixas. Um bom cronograma capilar garantirá o movimento dos fios, a selagem das cutículas e o prolongamento do efeito liso.

As máscaras nutritivas também são fortes aliadas para esse tipo de fio, uma vez que doam elasticidade e brilho ao repôr a camada lipídica.

Uma vez por semana, faça algum tratamento caseiro. Aqui, no Portal Beleza Simples, temos uma área só para Tutoriais e Receitas, clique aqui e veja nossos textos com dicas caseiras.

Secando e mantendo seu liso perfeito!

Quem faz a progressiva quer ter os fios lisos sem precisar fazer escova toda hora (mais um ponto que reforça a ideia de que o cabelo alisado não dá trabalho algum). Porém, ao invés de secá-los naturalmente, faça do secador um forte aliado e amigo. Como a progressiva é um tratamento termoativado, o uso do calor reforça a ação do produto nos fios de maneira progressiva (daí o nome do procedimento). Com isso, seu liso dura muito mais! A secagem dos cabelos fica muito mais fácil, sim. Porém, não torna-se dispensável. Lance mão do seu protetor térmico favorito e arrase!

Cuidados em Cabelos com Progressiva

 

Calma, camaleoa: pode colorir sim, mas…

Se você tinge o cabelo, atenção: faça sua coloração apenas com um intervalo mínimo de quinze dias, antes ou depois de ter realizado a progressiva. Isso garante um melhor resultado da escova e, claro, um menor risco de danos severos por incompatibilidade química. Sabemos que você é uma camaleoa que adora mudar constantemente e, para isso, tenha atenção absoluta na hora de misturar químicas de transformação, ok?!

Equilibre e cuide de seu couro cabeludo

Você já percebeu que o couro cabeludo fica mais oleoso após químicas alisantes? Pois é! Isso se deve à produção natural da oleosidade que estava acostumada ao ritmo intenso para dar conta das ondas ou cachos, mas que agora precisa adaptar-se à nova forma que o fio ganhou. Para evitar a lavagem diária e equilibrar o excesso de oleosidade, faça essa loção caseira que irá ajudar no resultado de fios mais leves e soltos:

  • Ferva 1 xícara (chá) de folhas de hortelã frescas, 1 xícara (chá) de água mineral e o suco de um limão por 5 minutos;
  • Deixe esfriar;
  • Ponha num borrifador plástico;
  • Aplique da raiz às pontas no cabelo lavado;
  • Deixe agir por 10 minutos e enxágue.

Prontinho! Frescor e leveza para ninguém botar defeito!

Cuidados em Cabelos com Progressiva

O que evitar em cabelos com progressiva?

  • Dormir com o cabelo molhado;
  • Ficar muito tempo sem retocar a escova;
  • Abusar de mar e piscina;
  • Produtos de baixa qualidade.

E então? Preparados para cuidar das madeixas e prolongar o efeito da sua escova progressiva favorita? Tem alguma dica extra? Conte para nós, adoramos sua interação!

Beleza Simples: o Portal da Beleza Descomplicada!

Você também pode gostar de:

Compartilhe nas redes sociais
0
Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Social media & sharing icons powered by UltimatelySocial

Gostou do Blog? Compartilhe com amigos!