Cabelos

Cabelo Fino: dicas para volume e leveza

Como dar Volume ao Cabelo Fino

Quem tem cabelo fino sabe como  difícil é arrumá-lo de maneira a valorizar o volume e a leveza, principalmente na correria do dia a dia. Essa missão não é impossível, acredite! Com algumas dicas você poderá deixar seus cabelos do jeito que sempre quis e sair desfilando esvoaçante por aí. Vamos conferir?

O Corte

Primeiro passo para valorizar a leveza e o volume dos fios mais finos é atentar-se para o corte de cabelo ideal. Antigamente achava-se que repicar seria a solução mais prática para dar movimento e volume. Porém, notou-se que após um tempo, esse tipo de corte vai deixando o crescimento disforme e pesado.

Existe corte ideal para cabelo fino?

Sim. O ideal é desfiá-lo (de preferência na navalha) em mechas finas e camadas bem longas. Fuja de camadas muito curtas, definidas e delimitadas. Uma base reta também é bom para doar mais movimento e leveza ao fio fino. Na dúvida, consulte sempre um profissional com experiência nesse tipo de cabelo, pois ele saberá deixar seu look de acordo com as últimas tendências.

Cortes indicados para cabelo fino
         Sugestão de cortes para cabelos finos e lisos/ondulados.

Atenção à Lavagem

Sim, a lavagem dos fios é muito importante. Geralmente, quem tem cabelo fino e liso, tende a sentí-lo mais oleoso do que o comum em um curto espaço de tempo. Portanto, lave-os diariamente com produtos adequados ao seu tipo de cabelo. A lavagem diária garante a eliminação da sujeira, que sempre faz pesar e retira o brilho dos fios.

Finos, Crespos e/ou Cacheados

Quando falamos de cabelos finos, logo pensamos em cabelos lisos. Cabelos crespos ou cacheados também podem ser finos e requerem cuidados básicos e, claro, muito carinho. Para quem tem esse tipo de cabelo, o ideal é lavar com shampoos mais hidratantes e que facilitem o desembaraçar dos fios. Condicionadores e máscaras devem ter a textura mais leve possível. Utilizar pentes de madeira para desembaraçar os fios, sem que o pentear cause a ativação da estática (queremos volume e não frizz, certo?).

Cabelo fino e cacheado

Reconstrução Capilar Sempre!

Os tratamentos reconstrutores são aqueles que, como já vimos nos posts sobre Cronograma Capilar, prezam pela reposição de massa nos fios. A reposição de massa também ajuda no efeito mais “encorpado” da fibra. Então, para fortalecer e dar maior resistência aos cabelos finos, a reconstrução quinzenal é de extrema importância.

Da mesma forma, a utilização de produtos que sejam extremamente ricos em Minerais e Vitaminas é fundamental. Esses componentes participam da formação e fixação das proteínas e aminoácidos que auxiliam a manter os cabelos fortes. Alguns produtos à base de silício e enxofre, por exemplo, são ótimos aliados para encorpar a fibra e doar mais volume aos cabelos.

Finalizando Corretamente

A finalização dos fios mais finos demanda produtos específicos para esse tipo de cabelo. Use sprays salinos, mousses ou pomadas siliconadas livres de óleos minerais ou outras substâncias que causem “peso”.

Cuidado ao escolher produtos para cabelo fino
Escolher produtos leves é um truque para manter o cabelo fino sem aspecto pesado.

Secadores e Chapinhas podem ser utilizados, mas com atenção redobrada na temperatura, que deve estar morna e moderada. Quando o jato é mais frio, causa muito frizz e, quanto mais quente, pode ativar a produção de óleo em excesso pelo couro cabeludo. Nunca esqueça de proteger os fios com produtos específicos, como um leave-in com proteção térmica. Mantenha distância entre o jato e o couro cabeludo, além de secar seus cabelos sempre no sentido da raiz às pontas.

Como Finalizar Cabelo Fino

E você, tem os cabelos finos e tem dicas extras para dividir conosco? Deixe aqui nos comentários e vamos trocar figurinhas!

Compartilhe nas redes sociais
0
Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Social media & sharing icons powered by UltimatelySocial

Gostou do Blog? Compartilhe com amigos!