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Alimentos Amigos do Cabelo e da Beleza

alimentos bons para os cabelos e para a saúde

Alimentos bons para cabelo, pele e unhas: você sabia que se alimentar corretamente ajuda na beleza também?

Quem sempre visita o Portal Beleza Simples sabe que valorizamos muito a beleza de dentro para fora, pois a alimentação pode influenciar em tudo! Seja para o bem ou para o mal… Hoje selecionamos alimentos amigos da beleza dos seus cabelos, pele e saúde, bora conferir?

O problema da má alimentação

A má alimentação e a falta de vitaminas podem ser as maiores causadoras de problemas que, muitas vezes, nem imaginamos:

  • Queda de cabelo, opacidade e enfraquecimento dos fios;
  • Envelhecimento precoce da pele;
  • Enfraquecimento de unhas e muito mais.

Ou seja, caso você esteja com problemas capilares, não culpe seus cosméticos! Pelo menos não de primeira hehehe! Que tal prestar um pouco mais de atenção no que você consome diariamente? Essa é uma dica que vai ajudar muito além da beleza, mas que vale para seu bem estar como um todo!

Os alimentos bons para cabelos

Você vai reparar que alguns dos alimentos que sugerimos são comumente utilizados em receitinhas caseiras para cabelos, mas, acredite: nada é melhor que a ingestão! E, se possível, crus e da forma mais natural! Veja quais são:

  • alimentos bons para cabelos cenoura

Cenoura

Ela oferece dois nutrientes principais: o betacaroteno e a vitamina A. O primeiro é um antioxidante que combate a ação dos radicais livres e, assim, evita a queda e a perda de pigmentos que deixariam o cabelo grisalho, além de combater o envelhecimento da pele e promover a renovação celular constante (e trazer de volta a melanina perdida, dando um tom maravilhoso à pele e facilitando o bronzeado saudável). Já a vitamina A atua na saúde das células da pele como um todo, incluindo o couro cabeludo, nutrindo-as intensamente e regulando a produção da oleosidade natural do fio.

Quantidade ideal: 1 unidade média por dia.

Espinafre

Por conter ferro, mineral que participa na formação dos glóbulos vermelhos, nutre os folículos capilares, a pele e dá uma força extra na energia do dia a dia. A falta dessa substância, inclusive, pode provocar a perda de brilho dos fios (e do viço da pele), ressecamento, fraqueza e até queda capilar. O espinafre é rico em clorofila, que combinada com o ferro, ajuda a equilibrar a oleosidade do couro cabeludo, fortalecer a raiz e normalizar o ciclo de crescimento dos fios. Ou seja: seu Projeto Rapunzel agradece!

Quantidade ideal: 1 prato de sobremesa por dia.

Aveia

O grão contém silício, mineral capaz de estruturar a queratina dos cabelos, pele e unhas. A aveia traz ainda vitaminas do complexo B e zinco, que otimizam a multiplicação das células do bulbo capilar e a renovação celular de toda a pele, favorecendo o crescimento (cabelo e unhas) e combatendo o envelhecimento precoce da pele. O Zinco também ajuda no controle dos hormônios, evitando a queda de cabelos e o aparecimento de fios brancos antes do tempo. Isso sem falar que regula o trânsito intestinal e absorve a “gordura ruim” do organismo, sendo aliada de primeira categoria para quem está em projetos “fitness”. Dica Extra: para quem é cacheada e crespa, a aveia também serve como amiga dos caracóis, já que dela pode ser feito um gel finalizador natural que encorpa, modela e mantém a hidratação. Ou seja: aveia é tudo de bom!

Quantidade ideal: 1 colher de sopa por dia.

Soja

Também é uma ótima fonte de proteína, logo, fornece energia para a renovação da queratina natural dos fios e unhas. Imagine um tratamento reconstrutor que age de dentro pra fora? Eis a soja! O grão oferece uma quantidade boa de biotina, importante nutriente para o desenvolvimento do folículo piloso e para a prevenção da quebra dos fios. Assim como a Aveia, a soja também fornece energia, absorção de gorduras “ruins” e equilíbrio dos índices glicêmicos, que garante o sucesso de uma alimentação balanceada para turbinar seu projeto verão!

Quantidade ideal: 3 colheres de sopa por dia.

Laranja

Sabe aquela piadinha “usou shampoo de laranja para seu cabelo ficar um bagaço?”… Então, ESQUEÇA! Pura balela. Além de fornecer vitamina C que aumenta a imunidade e a resistência do organismo como um todo, a parte branca que envolve os gomos ainda pode beneficiar demais os cabelos, pois é lá que está a chamada pectina. Ela é responsável pelas fibras que vão ajudar a “varrer” para fora do organismo todas as toxinas que, em excesso, contribuem para o aumento da oleosidade e o aparecimento da caspa, seborreia, acnes e inflamações cutâneas em geral. Ou seja: promove um “detox” natural, regulando as glândulas sebáceas e trazendo-as à produção ideal de elementos fundamentais para a saúde do corpo e da beleza por inteiro.

Quantidade ideal: 1 unidade por dia.

Morango

A fruta, quem também é riquíssima em vitamina C, oferece flavonoides que ativam a microcirculação sanguínea em toda a pele, inclusive no couro cabeludo. O resultado não poderia ser outro: os fios crescem mais rápido, resistentes e menos sujeitos à queda, quebra e ao ressecamento, já que o morango é um potente restaurador da água perdida diariamente pelo nosso organismo.

Quantidade ideal: 1 xícara de chá por dia.

Iogurte magro

Este é outro aliado que nutre e regula diversas áreas do corpo como o intestino. Fornece aminoácidos que fortalecem a fibra capilar, unhas e pele, doando brilho, elasticidade e vitalidade. O iogurte também traz vitaminas do complexo B que favorece o depósito de queratina no fio, deixando-o mais encorpado e resistente.

Quantidade ideal: 1 copo (200 ml) por dia.

Castanha do Pará (Castanha do Brasil)

Essa delícia merece espaço na sua dieta por oferecer diversos nutrientes. Um deles é o zinco, com poder de restaurar fios e pele que estejam com textura delicada, sensibilidade aumentada, opacidade e quebra. O consumo da dose certa é importante para:

  • melhor crescimento e desenvolvimento capilar;
  • restauração da textura da pele;
  • reduzir a oleosidade excessiva sem ressecar;
  • prevenir a descamação da pele e do couro cabeludo;
  • prevenir a quebra das unhas.

Quantidade ideal: 2 unidades por dia.

Agrião

A hortaliça fornece minerais essenciais para a manutenção e a produção da queratina. Também possui ação anti-inflamatória: ajuda com a caspa, a acne e a foliculite (mesmo aquelas pós depilação). Além disso, turbina o sistema imunológico (maravilha!). Regula o trato intestinal, eliminando toxinas e garantindo uma melhor absorção da vitamina C.

Quantidade ideal: 1 xícara de chá por dia.

Importante: nossas dicas seguem uma linha mais geral, considerando pessoas saudáveis e sem alergias aos alimentos citados. Recomendamos sempre a consulta com um profissional qualificado, principalmente em casos de problemas de saúde. Para dietas, procure um nutricionista, vale a pena!

Confira também este vídeo, do Dr. Lucas Fustinoni, que complementa nossas dicas!

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